dor-muscular-up-sigvaris

Dor muscular é sinal de alerta?

Fisioterapeuta esclarece as principais diferenças entre dor pós-treino e dor de lesão e qual o melhor momento para iniciar a fase de recuperação muscular

Quer ajudar seu corpo a se recuperar de treinos longos e intensos de maneira eficiente? Elimine o cansaço e a dor muscular com as dicas e os alertas abaixo, do fisioterapeuta esportivo Rodrigo Iglesias, sócio da clínica Insport, que atende atletas profissionais e amadores.

Lesão ou incômodo pós-treino?

Dor decorrente do treino está associada ao desgaste natural provocado pela atividade física. Ela aparece entre o fim da corrida e as 48 horas seguintes. Você nota aquela sensação de ‘estar dolorido’. Quando a dor é aguda, que impede um movimento, provavelmente trata-se de uma lesão. Procure ajuda de um profissional da saúde; não adie a avaliação.

A hora certa de cuidar do corpo depois de malhar

Para escapar da fase dolorida, entre com técnicas de recuperação imediatamente após o fim do treino. Isso mesmo, acabou de correr, já pense em começar a se recuperar assim a chamada ‘dor muscular tardia’ não aparece. O bom trabalho regenerativo para a musculatura deixa você pronto para novos estímulos mais rapidamente.

Em que ordem devem ser aplicadas as técnicas de recuperação?

Não existe uma ordem única. Apesar de muitos profissionais seguirem protocolos, Rodrigo defende que a escolha depende do histórico de cada corredor e do tipo de treino que realizou. Avalie o esforço a que foi submetido para definir o melhor recurso e em que dose deve ser usado.

Quais as técnicas de recuperação pós-treino para aliviar a dor muscular?

Entre os principais procedimentos estão a crioterapia, que consiste na imersão em gelo para reduzir o processo inflamatório das fibras musculares após o esforço físico. Outra alternativa bastante usada também é a massagem desportiva (que nada se assemelha a uma drenagem linfática. A ideia é liberar os pontos de tensão muscular) e a acupuntura, técnica oriental que reduz a fadiga muscular. Dentro desse pacote também está a liberação miofascial, muito usada por fisioterapeutas, para soltar a fáscia – tecido que envolve os músculos, separando-os dos tendões. As meias de compressão graduada completam esses recursos de recuperação pós-treino.

Um alerta sobre aquecer áreas doloridas!

Nunca realize calor na região em que sente dor depois do treino, a não ser que você tenha certeza que teve uma contratura muscular – de qualquer maneira, só saberá ao passar por uma avaliação médica. O calor dilata ainda mais os vasos, o que pode aumentar o desconforto e agravar as microlesões nas fibras musculares.

Corrida sem dores no corpo? Continue acompanhando nossas dicas e aposte na Meia de compressão graduada, com ela você garante o controle da vibração de seus músculos e reduz a fadiga em seus treinos. Visite nossa loja.

Deixar um comentário