Meias de média e alta compressão: descubra como escolher a meia de compressão graduada correta para você

Seja para melhorar o desempenho ou prevenir lesões, existe uma meia de compressão certa para você. Veja como escolher!

Você sabia que meias de média e alta compressão têm funções diferentes – mesmo quando falamos do uso por atletas amadores e profissionais?

“Meias de compressão, tanto média quanto alta, devem ser utilizadas preferencialmente por esportistas que buscam auxílio em questões circulatórias do membro inferior e/ou prevenir alguns tipos de lesões”, diz Caio Castelli Prass, fisioterapeuta especialista em fisioterapia esportiva e ortopédica.

Essa escolha deve ser ainda mais cuidadosa para quem já teve problemas circulatórios nos membros inferiores. Entenda mais a seguir.

Meia de média compressão

“Considerando o contexto do exercício físico, sua função é auxiliar no retorno venoso durante a atividade física e, segundo novos estudos, ela também pode ajudar na prevenção de alguns tipos de lesões musculares”, comenta Prass.

É o caso da UP 17, meia de compressão da Sigvaris mais recomendada para treinos de baixa intensidade e redução do acúmulo de ácido láctico, minimizando a fadiga muscular. Seu grau de compressão é de 15-20 mmHg.

Meia de alta compressão

De acordo com Prass, sua atuação é similar à meia de média compressão. “O que vai diferir o uso das duas é a necessidade do paciente perante a prática da atividade”, afirma.

Por exemplo, a UP 25 – cujo grau de compressão é de 20-30 mmHg – é recomendada pela Sigvaris para exercícios de média a alta intensidade, como a corrida.

Meia de média ou alta compressão: como escolher?

Para definir qual meia de compressão você irá usar durante e após o treino, será necessário levar em consideração o tipo de exercício que você fará e o seu histórico médico.

“Elas são ferramentas interessantes se usadas da forma correta e no momento correto. Por isso, devemos sempre lembrar que o corpo de um praticante de atividade física tem demandas únicas, nem sempre o que ‘serve’ para um terá o mesmo efeito para outro. Se você tiver dúvidas, consulte um profissional”, pontua Prass.

Seja qual for sua necessidade, conte com as meias da linha UP – você pode adquirir a sua na nossa loja online. Se você quiser mais dicas para manter o corpo ativo, continue acompanhando nosso blog!

Deixar um comentário