CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA NA TERCEIRA IDADE

Entenda como a caminhada pode auxiliar e beneficiar a melhor idade, fase onde os cuidados com a saúde devem ser redobrados.

Praticar exercícios físicos é fundamental em qualquer etapa da vida. Porém, dependendo da capacidade física do indivíduo, os esforços devem ser diminuídos. Isso não quer dizer que devem se isentar da prática, mas sim procurar uma forma de nunca deixar de se movimentar. Essa é a realidade de muitos idosos que, com o passar dos anos em consequência de suas mobilidades reduzidas, deixam de praticar exercícios por “precaução”, quando na verdade o ideal é que continuem a praticar pelo menos uma atividade física.

A CAMINHADA COMO ALTERNATIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA IDOSOS

Como citamos anteriormente, com a idade, as restrições locomotivas muitas vezes impedem-os de praticar exercícios físicos na cautela de se machucarem. Por isso, a atividade mais indicada nessa fase é a caminhada. Além de ajudar na sociabilidade, a movimentação é ponderada e auxilia na prática mesmo não exigindo tanto quanto uma academia, pois é mais leve e não causa grande impacto físico. Ou seja, mantém o idoso ativo de forma prudente.

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA NA TERCEIRA IDADE

A caminhada na terceira idade vai muito além da prática de exercícios físicos, ela também é um incrível exercício mental . Isso porque, ao chegar nessa etapa da vida, muitos idosos ficam reclusos e acabam desenvolvendo quadros como depressão e síndrome do pânico. 

Conheça alguns dos benefícios que essa atividade pode trazer aos idosos:

  • Reduz o inchaço causado pela falta de movimentação
  • Previne a obesidade
  • Auxilia no equilíbrio (normalmente perdido nessa fase)
  • Fortalece os ossos 
  • Diminui as dores articulares
  • Melhora a circulação sanguínea e a capacidade cardíaca
  • Estimula a sociabilização
  • Diminui os riscos de problemas cardiovasculares

DICAS PARA A CAMINHADA NA TERCEIRA IDADE

Muitos pontos de atenção devem ser ressaltados antes de iniciar essa prática. O primeiro deles é consultar um médico, assim, o idoso poderá entender suas limitações e determinar uma rotina. É importante manter-se hidratado para caminhar, por isso, beber água é fundamental: antes, durante e depois. A utilização de acessórios como boné e óculos também deve ser programada, e atenção para o protetor solar. Nessa fase, a pele é extremamente sensível e vulnerável aos raios solares. 

E para finalizar: alongamento e meias de compressão. A meia de compressão auxilia na circulação sanguínea e oferece conforto e estabilidade nas passadas, podendo amparar também no equilíbrio do idoso.

MEIAS DE COMPRESSÃO PARA CAMINHAR

A meia de compressão Sigvaris UP é bastante utilizada em exercícios físicos de alta intensidade e extremamente benéfica para exercícios de baixa intensidade também, como a caminhada. O seu objetivo é atuar como um músculo extra, comprimindo suavemente as paredes das veias e melhorando a circulação. O resultado é a regeneração muscular, diminuição de dores e fadiga, aumento de desempenho físico e estimulação do retorno venoso, que melhora as condições de oxigenação e nutrientes para os músculos.

Para o público de terceira idade é importante inserir a recomendação para consultar um médico especialista. Você pode encontrar as meias de compressão na Loja Sigvaris, com uma enorme variedade de cores e especificidades. Vem conferir!

Deixar um comentário