corrida_na_praia_sigvaris

Corrida na praia ou asfalto: Entenda qual o terreno ideal para os seus treinos

Treinador fala sobre especificidades dos treinos de corrida na praia, em ruas asfaltadas e na esteira da academia

Corrida na praia ou no asfalto? Escolher o terreno adequado para os treinos é um desafio de muitos corredores. Isso porque cada lugar possui uma especificidade diferente e exige também cuidados diferentes para não prejudicar sua corrida, seu desempenho e, claro, seu corpo. Em alguns territórios, é possível melhorar a força muscular. Em outros, aumentar o desempenho esportivo, como movimento e amplitude das passadas. Aqui você tira todas as dúvidas sobre areia, asfalto e esteira. Confira abaixo!

Areia X Asfalto

Se você tem o hábito de correr em ruas asfaltadas, a corrida na praia pode ser uma boa escolha para ajudar a melhorar o desempenho, além de oferecer belas vistas durante o percurso, que vão ajudar a distrair e também dar um ar diferente ao seu treino. De acordo com Eduardo Barbosa, especialista em corrida da Quark Sports, de São Paulo, a corrida na areia pode ser caracterizada como treino de força e potência, onde é possível melhorar diretamente o ganho de velocidade.

Acredita-se que cada terreno trabalhe um objetivo e traga benefícios para o corpo, mas também é preciso de cuidados que variam conforme o solo. Ao escolher correr em praia é preciso ter em mente que o corpo irá gastar mais energia até se adaptar, principalmente para quem não tem o hábito. Afinal, o esforço muscular é maior.

As irregularidades da areia, seja ela fofa ou batida, exige um equilíbrio e consciência corporal, o que pode aumentar as chances de lesões. Outro ponto importante são os dias de chuva, que servem de alerta para corridas na praia e no asfalto, pois apresentam grandes riscos de quedas em poças, buracos ou asfalto escorregadio.

“Não corra descalço ou com meia, assim evita-se o aparecimento de bolhas por atrito dos pés com o terreno, mas se você é adepto de corrida natural e está muito habituado a correr desta maneira não vejo nenhuma implicação. Defina sempre seu objetivo e assim escolha o tipo de música, tênis ou terreno onde irá correr com prazer!”, Indica o especialista.

Já o asfalto é indicado por atuar com todas as fases de um treino: velocidade, resistência, força e potência. O diferencial está, somente, no tipo de treino que você realizará. Daí, o indicado é sempre ter um treinador ou especialista por perto para orientar sua planilha de treinos de acordo com seu objetivo, seja uma prova específica, seja perder peso ou melhorar o condicionamento físico.

Agora se você prefere mesmo academia, a esteira auxilia corredores em variações climáticas, como excesso de frio ou calor e até mesmo falta de tempo, além de ser escolhida para treinos de tiros curtos, ajudando a melhorar a velocidade.

Gostou das dicas do Eduardo? Conta pra gente onde você prefere correr! 😉

Continue acompanhando nossas dicas no blog e encontre acessórios para os seus treinos em nossa loja online.

Deixar um comentário