músicas-para-treinar-sigvaris

Músicas para treinar: Saiba como a música pode ajudar no seu desempenho

Especialista fala sobre os benefícios e alertas ao investir em músicas para treinar

Que a música consegue transmitir diversos sentimentos é de conhecimento geral, mas você sabia que ela pode ajudar no desempenho de seus treinos? A música é indicada como uma forma de estímulo em atividades físicas, e veja só: ela é capaz de ajudar o organismo a produzir endorfina e trazer a sensação de menor esforço durante os treinos, de acordo com estudo da Universidade McGill (Canadá).

Em um bate papo com Eduardo Barbosa, treinador da Quark Sports, de São Paulo, descobrimos que utilizar a música como ferramenta de estímulo deve ter hora e local correto. “Por isso, é necessário ouvir sempre em locais seguros ao treinar, como esteiras ou parques”, explica. O treinador também relata a importância de não treinar ouvindo música em grandes vias de veículos ou provas, pois pode causar acidentes e até mesmo atrapalhar os demais participantes da corrida.

A importância do BPM de cada canção para corrida

As playlists criadas para treinos de curta, média ou longa distância podem influenciar diretamente no desempenho de um corredor. Por isso, é importante levar em consideração qual treino será realizado e qual objetivo pretende-se alcançar, assim é possível otimizar as escolhas musicais conforme BPM (batimentos por minutos).

Ao criar uma playlist, além de pensar nos gostos pessoais é preciso levar em consideração o quanto aquela canção motiva durante o treino, separando por categorias como: música pesada, média ou leve.

Recomendo sempre usar músicas que vão de acordo com os objetivos do treino. Se a planilha pede uma rodagem leve e você gosta de Rock ‘n’ Roll, dificilmente seu treino será nesta intensidade podendo terminar de forma forte, o que não estava planejado para aquela sessão”, comenta Barbosa.

Em média, estima-se que uma caminhada leve deva alcançar até 100 bpm. Já pensando em corridas de maior intensidade uma canção adequada deve ter de 120 a 145 bpm (média). Para saber quais canções são adequadas aos treinos, hoje existem diversos aplicativos na internet que podem ser baixados para medir o bpm. Não deixe de consultar seu treinador e encontrar a playlist adequada para o seu treino em plataformas online de música no seu smartphone.

Mas e você, o que costuma ouvir durante a corrida? Compartilha com a gente sua playlist favorita! 😉

Continue por dentro de dicas de corrida no nosso blog e encontre acessórios para os seus treinos em nossa loja online.

Deixar um comentário