SAIBA MAIS SOBRE TRAIL RUNNING

Existem diversos estilos de corridas e cada uma delas apresenta um nível diferente de dificuldade. A trail running, por exemplo, é uma corrida que acontece na natureza e possui inúmeras variáveis durante o percurso, o que acaba exigindo uma preparação física bem diferente das pessoas que praticam corrida no asfalto. Por isso a importância de conter um preparo específico para cada tipo de corrida

 

Se você está pensando em explorar novas modalidades de corrida e, principalmente, tem pensado em ter um contato maior com a natureza durante os exercícios, a trail running pode ser uma ótima opção. Continue a leitura do blog Sigvaris e entenda mais sobre esse tipo de corrida.

 

O QUE É TRAIL RUNNING?

 

A trail running, também conhecida como corrida de montanha, acontece em ambientes naturais, onde os caminhos podem envolver trilhas, montanhas, florestas, planícies e locais abertos que podem conter gelo ou neve. É um estilo de corrida que pode proporcionar diversas aventuras, mas que exige preparações fundamentais para conseguir obter um bom desenvolvimento físico e mental durante o trajeto.

 

Diferente de outras corridas, a trail running é uma modalidade difícil de traçar uma estratégia média de tempo por km do início ao fim da prova. Pois, essa modalidade pode ter diferentes desníveis positivos (o quanto irá subir) e desníveis negativos (o quanto irá descer). Na trail running existem provas para todos os gostos e para os diferentes níveis de condicionamento. As provas podem variar entre 7 km, 20 km, 21 km, 42 km, 50 km, 60 km e para os mais experientes, ultra-maratonas de 80 km até 130 km.

 

COMO SE PREPARAR PARA TRAIL RUNNING?

 

Para se preparar para uma trail running, existem alguns exercícios que podem ser incluídos nas suas atividades físicas diárias, como:

  • Subir escadas: ao praticar a subida de escadas, você consegue fortalecer as pernas e ajudar no ganho e perda da resistência durante a corrida.

 

  • Bike: para que a pedalada se inclua em uma forma de preparo para corrida de trilha, é necessário que o tempo seja superior a 4 horas de pedal, utilizando uma marcha pesada e percorrendo subidas e descidas durante o trajeto. Com as pedaladas de bike você irá exercitar a potência necessária para a Trail Running.

 

  • Uso de esteira inclinada: com as esteiras inclinadas você consegue controlar os níveis de inclinações, te ajudando a trabalhar as elevações e a enfrentar as subidas que possuem nas trilhas.

 

  • Agachamentos: são ótimos para auxiliar na preparação dos músculos ajudando obter uma melhor absorção dos impactos e traumas que podem ser causados pelo terreno instável que contém nas trilhas. Lembre-se que, durante os treinos é necessário aumentar os números de repetições de forma gradual.

 

  • Treinar a corrida em subidas e descidas: as corridas devem acontecer em sequências de subidas e descidas. Contendo 10 minutos de subida e descida, fazendo 3 séries com 5 minutos de descanso entre cada uma delas. Esse treino ajudará o seu corpo a criar resistência.

 

COMO ENCONTRAR A MELHOR PROVA DE TRAIL RUNNING?

 

Sabendo um pouco mais sobre trail running e como se preparar,  vamos falar um pouco sobre 4 estilos de provas e algumas opções de lugares que acontece cada uma delas:

  • Mountain Do: é uma das provas pioneiras das trail running. É um estilo que acontece no Brasil e também em outros países. A Mountain Do é feita em trilhas de montanhas incríveis, proporcionando muito contato com a natureza, superação e diversos desafios. Esse estilo de prova acontece em alguns lugares do Brasil, como: Costão do Santinho – SC, Visconde de Mauá — SP, Campos do Jordão — SP, Canela – RS, Lagoa da Conceição — SC, Praia do Rosa — SC, Desafio São José — SC e Fernando de Noronha — PE.

 

  • Indomit: é um estilo de prova que se inclui nas ultramaratonas. Ela acontece não apenas no Brasil, mas no mundo todo. É uma prova indicada para os praticantes que pretendem superar novos desafios. No Brasil, ela acontece em lugares como: Serra da Mantiqueira, Pedra do Báu e Bombinha. As provas contam com distâncias variadas entre 12 km, 35 km, 50 km e 80 km.

 

  • XTerra: é mais que um modelo de circuito, é um evento que inclui também outros esportes como o ciclismo e a natação. É um festival de esportes off-road que já aconteceu em lugares incríveis como: Fernando de Noronha — PE, Búzios — RJ, Tiradentes — MG, Paraty — RJ e Brasília — DF.

 

  • Ultra Trail Run 70: é uma prova bastante importante no calendário brasileiro. Ela acontece na cidade de Botucatu – SP, com duas opções de distância, como de 70 km e 32 km.

 

POR QUE USAR MEIAS DE COMPRESSÃO NO TRAIL RUNNING?

 

As meias de compressão são ótimas para atividades físicas de média e alta intensidades,  ajudando a diminuir a vibração muscular e acelerar a circulação sanguínea. Por isso, se você pratica ou pretende praticar trail running, não deixe de conhecer a meia UP de compressão e o canelito UP de compressão da Sigvaris.

 

Conheça o canelito de compressão ou a meia de compressão da Linha Up.

 

A meia de compressão ou canelito de compressão, podem ser usadas tanto durante quanto após os exercícios. Durante a prática é recomendado o uso da meia de compressão UP 25 ou canelito de compressão Up 25. Após os exercícios o ideal seria a meia de compressão UP 17 ou canelito de compressão UP 17. Acesse o site e confira!

Deixar um comentário