VARIZES NAS PERNAS: TRATAMENTO E CUIDADOS

Acometendo homens e mulheres, geralmente após os 30 anos, porém predominantemente as mulheres, entenda como acabar com as varizes e o que fazer para preveni-las.

O QUE SÃO VARIZES?

Uma das consequências da má circulação sanguínea são as varizes. As varizes são veias tortuosas e dilatadas que deixam de bombear o sangue das pernas de volta para o coração, causando dores, inchaço, câimbras, sensação de pernas pesadas e cansadas.. Qualquer veia pode apresentar essa condição, porém os casos mais comuns são nas pernas e pés.

 

O QUE CAUSA VARIZES?

As veias possuem válvulas, que abrem e fecham a todo momento com o propósito de impedir o refluxo sanguíneo. O que causa varizes nas pernas é mau funcionamento ou obstrução das válvulas que causam o enfraquecimento e dilatação das veias. Esse processo de aparecimento muitas vezes é imperceptível nos estágios iniciais. Quando progride, as veias ficam visivelmente tortuosas no tecido da pele. 

Longos períodos em pé ou sentado predispõem o aparecimento de varizes nas pernas e nos pés. Porém, a causa mais comum do problema é o fator hereditário. A influência genética permite que se herde veias mais frágeis que com o envelhecimento e, em alguns casos, fatores de risco, origine-se as varizes.

 

VARIZES: FATORES DE RISCO

Para desenvolver varizes, fatores de risco como estes devem ser levados em conta:

  • Sexo feminino;
  • Gravidez;
  • Excesso de peso ou obesidade;
  • Idade avançada;
  • Histórico familiar;
  • Passar muito tempo em pé;
  • Histórico de trombose venosa profunda;
  • Fístulas arteriovenosas;
  • Remédios que mexem com o sistema hormonal;
  • Condições que aumentam a pressão no abdômen (insuficiência cardíaca, doenças do fígado ou líquido no abdômen).

 

TRATAMENTO DE VARIZES

Para caso de dores agudas, são indicadas cirurgias para a remoção da veia afetada (variz) ou procedimento de escleroterapia, que consiste na aplicação ou injeção de uma substância esclerosante que provoca a formação de uma cicatriz na veia varicosa, obstruindo a circulação sanguínea no local. Caso o incômodo seja mínimo, o tratamento de varizes pode ser feito com exercícios físicos, emagrecimento (em casos de obesidade ou sobrepeso), elevação das pernas sempre que possível, o uso de roupas confortáveis e evitar longos períodos em pé ou sentado.

 

MEIAS DE COMPRESSÃO E AS VARIZES

As meias de compressão desenvolvem um papel importante na vida de quem sofre com varizes. Isso porque elas possuem a função de diminuir a pressão, normalizando o funcionamento das veias. As meias ajudam as veias a bombearem o sangue dos pés e das pernas de volta para o coração, impedindo que as varizes ocorram.

Para quem pratica atividades físicas na busca pela prevenção de problemas futuros, como é caso das varizes, a Sigvaris desenvolveu uma linha especial. Ela conta com meias de compressão e canelitos de compressão para relaxamento muscular e redução do impacto pós treino (UP17) e para prática de atividades físicas de alta e média intensidade (UP25). 

As varizes podem ser evitadas caso você não as tenha. O tratamento e prevenção começa hoje. Pratique exercícios físicos e vem com a gente!

Deixar um comentário