6 benefícios do ciclismo para a saúde

Quais são os benefícios físicos da prática do ciclismo? Muitos: vão desde melhorar o sono até emagrecer e beneficiar os músculos. Veja outros!

Só quem pedala sabe a sensação deliciosa que invade corpo e mente depois da prática. Os benefícios do ciclismo para a saúde são muitos mas, para colhê-los, é preciso manter a prática regular.

“O ideal é que seja realizado pelo menos três vezes por semana durante mais ou menos 45 minutos. Combinar essa rotina com treino de força também é bastante válido e só vai aumentar os benefícios”, diz Rosilda Sousa, professora de bike da Fórmula Academia Frei Caneca.

 

1) Faz bem ao coração

“A mudança de velocidade e intensidade da carga aliados aos diferentes estímulos executados promovem aumento da resistência cardiovascular”, afirma Sousa. Pedalar também ajuda a controlar a pressão arterial e é uma arma incrível na luta contra o sedentarismo e seus males.

“Isso porque pedalar ajuda a tonificar as veias, também diminuindo os riscos de doenças cardíacas. Além disso, acelera o metabolismo, aumenta resistência e fortalece sistema cardiovascular e respiratório”, completa Cassia Farina, professora da Fórmula Academia São Bernardo do Campo

 

2) Bicicleta para emagrecer

O ciclismo possui alto gasto calórico – ou seja, você queima muitas gordurinhas enquanto pedala. Em treinos de HIIT (treino intervalado de alta intensidade), é possível estender a queima calórica ao longo do dia. Juntando ao benefício do próximo tópico, você acaba com uma melhor composição corporal, ou seja, menos massa gorda e mais massa magra.

“Se falarmos de indoor cycling, é possível eliminar em média 700 calorias, dependendo do nível de intensidade. Lembrando que devemos levar em consideração ainda outros fatores, como idade, peso, estatura e nível de condicionamento de cada indivíduo, quando se fala em gasto calórico (emagrecimento) aliada a uma alimentação balanceada”, comenta Farina.

 

3) Ciclismo beneficia os músculos

E não pense que falamos apenas dos membros inferiores. Especialmente durante as aulas de ciclismo indoor, o corpo inteiro entra em jogo. “Ativamos músculos do core (glúteo, abdômen e lombar), membros superiores e todos da cadeia posterior da coluna”, diz Sousa.

 

4) Menos estresse e mais bem-estar

São inúmeros os benefícios do ciclismo para a saúde mental. A prática regular ativa a ação de neurotransmissores como serotonina e endorfinas, como a dopamina – que, por sua vez, proporcionam aquela sensação gostosa de bem-estar. “Costumamos dizer que, depois da prática de ciclismo, estamos ‘endorfinados’. Sensação Maravilhosa!”, brinca Sousa.

Quem opta pelo ciclismo indoor também pode colher diversos benefícios. “O ambiente com música contribui para descontração e favorece o envolvimento social, melhora o humor e automaticamente a qualidade de vida, ajudando tanto no combate ao estresse quanto à depressão”, comenta Farina.

 

5) Melhora o desempenho na corrida

Assim como a corrida e a natação, o ciclismo é um exercício aeróbico. Por isso, todas essas atividades atuam no desenvolvimento de resistência cardiovascular e coordenação motora  – habilidades fundamentais para arrasar nas pistas. Você só tem a ganhar se aliar esses exercícios!

 

6) Você dormirá melhor

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford feita com pessoas sedentárias que sofriam de insônia, entre quem pedala de 20 a 30 minutos por dia, o tempo para adormecer dos participantes caiu pela metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora.

Gostou? Então, pegue já sua bike – só não esqueça de se vestir adequadamente com uma meia de compressão UP Sigvaris. Garanta a sua na loja online! E, se você quiser mais dicas para uma vida saudável, acompanhe nosso blog.

Deixar um comentário