Conheça alguns lugares abertos para praticar atividades físicas em SP

Lugares abertos para praticar atividades físicas em SP

Buscar uma vida saudável é a meta de vários paulistanos. Existem muitas pessoas preocupadas em cuidar do corpo e da mente. Os benefícios de praticar exercícios físicos são inúmeros! Você pode, por exemplo, estimular a perda de peso, reduzir o risco de doenças, aumentar a disposição, alcançar o bom humor e elevar a saúde mental. A cidade de São Paulo oferece diversas academias e centros esportivos para atender as demandas de seus habitantes. 

Porém, na famosa selva de pedra, também há muitos espaços ao ar livre para a prática de atividades físicas. Em um lugar aberto, os exercícios físicos se tornam mais agradáveis, atrativos e é uma forma democrática de realizar a manutenção da sua saúde, pois, não é necessário pagar nenhuma mensalidade e você ainda tem a possibilidade de apreciar a beleza da cidade. Os espaços públicos a céu aberto permitem a qualquer indivíduo praticar exercícios, além de muitos desses lugares incentivarem a prática por meio de atividades gratuitas para públicos de todas as idades. 

Confira as dicas que a Sigvaris preparou e aproveite para sair do sedentarismo ou trocar a academia pelas opções que a cidade de São Paulo possui.

 

Praticar atividade física ao ar livre é mais atrativo e prazeroso

ONDE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE EM SÃO PAULO?

Praticar atividade física nas ruas, parques, ciclovias e praças constrói uma nova relação com a cidade. São várias as opções de lugares e você pode se exercitar de segunda a segunda, sem qualquer exceção. Não há mais desculpas para não fazer exercícios. Em todas as zonas de São Paulo existem lugares excelentes para cuidar da sua saúde. Coloque uma roupa adequada, um tênis confortável e conheça os lugares a seguir.  

Parque da Juventude:  Complexo esportivo, cultural e recreativo de aproximadamente 240 mil m². Conta com quadras poliesportivas, de vôlei, basquete, futebol, tênis e também possui pista de skate, pista para caminhadas, playground e equipamentos de ginástica. Além disso, existem várias áreas de descanso, jardins com muitas árvores e flores, vestiários e aulas gratuitas de diversos esportes. Endereço: R. Manuel dos Santos Neto, 23 – Santana.

Ciclovia da Avenida Braz Leme: É um dos canteiros  mais movimentados  da região. Com cerca de 4 km de extensão, é um espaço para praticar corridas, fazer caminhadas, andar de bicicleta, skate ou patins. A Av. Braz Leme é uma das mais arborizadas da capital, portanto, você ainda tem a oportunidade de ficar mais próximo da natureza e respirar melhor enquanto faz os seus exercícios.  A ciclovia e o calçadão central começam na rua Marambaia, bairro da Casa Verde, próxima à ponte que cruza o rio Tietê, e seguem até o final da Av. Santos Dumont, a 300 metros da estação Santana do metrô, onde há um bicicletário. 

Parque São Domingos: Localizado em área de encosta, com topografia acidentada, nascentes e lagos. Perfeito para quem procura praticar esportes em meio à mata, pois, possui pista de caminhada, trilhas, bicicletário, campo de futebol, quadras poliesportivas, playground e bosques, tudo isso cercado pela fauna e flora da Mata Atlântica. Endereço: Rua Pedro Semagiotti, 125, Pirituba.

Burle Marx: Conta com pista de cooper e caminhada, trilha para passeio, lagos, orquidário natural, aparelhos de ginástica e playground. Ideal para pessoas que desejam fazer caminhadas e corridas, com a beleza da natureza ao redor, otimizando a manutenção da saúde mental. Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade.

Parque do Povo: Possui três quadras poliesportivas, sendo uma com marcação especial para esportes paraolímpicos, aparelhos de ginástica, ciclovia, pista de caminhada e parquinho infantil. Conta também com um roteiro botânico e um jardim sensitivo, espaços com plantas ornamentais e medicinais que estimulam o olfato, tato e visão. Devido à sua topografia plana, o Parque do Povo é muito procurado para a prática de corrida, caminhada, yoga e ciclismo. Endereço:  Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros.

 

A Avenida Paulista também possui parques para praticar exercícios

 

Avenida Paulista: Desde 2015, o principal cartão postal da cidade é fechado para os carros e aberto aos pedestres durante os domingos. A Avenida possui uma ciclovia central desde o início até o final de sua extensão. Dessa forma, uma das avenidas mais movimentadas da cidade é o cenário perfeito para andar de bicicleta, skate, patins, correr, caminhar e muito mais. E ainda tem o bônus de existir o Parque Trianon em frente ao MASP, onde também pode se tornar parte do seu roteiro de atividades físicas. 

Parque do Piqueri: Possui bicicletário, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, canchas de bocha, palco para apresentações, aparelhos de ginásticas e muito mais. É mais um ponto verde na cidade, ideal para quem busca um lugar calmo para se exercitar. Endereço: Rua Tuiuti, 565, Tatuapé.

Parque Villa Lobos: Tem cerca de 732 mil m², equivalente a mais de 114 campos de futebol. Conta com ciclovia de  4,6 km de extensão, possui aproximadamente 28 quadras poliesportivas, incluindo campos de futebol de gramado e areia, playground, pista de caminhada e academias ao ar livre com instrutores de educação física disponíveis.  É uma das áreas abertas mais completas da cidade. Endereço:  Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001 e 1.025 – Alto de Pinheiros.

Parque Ibirapuera:  Eleito como um dos melhores parques urbanos do mundo, conta com uma estrutura completa para a prática de todo e qualquer tipo de atividade física e esportiva. Contém pista de caminhada e cooper, parque infantil, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de equipamentos, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginásticas, praças e muitas outras áreas de circulação. É uma das mais importantes áreas verdes de São Paulo e certamente um ponto turístico da cidade. Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana.

 

O Parque Ibirapuera é um espaço completo para a prática de atividades físicas

 

Deixar um comentário