Saiba quais são os benefícios do pilates?

Conheça os benefícios do pilates

Você já ouviu falar sobre pilates? É um exercício físico individual, considerado por parte dos profissionais da saúde como um modo de terapia para o corpo e a mente. Essa atividade possui diversos pontos positivos e auxilia no aprimoramento da saúde, desde o campo físico até o mental. 

A prática de pilates proporciona o fortalecimento da musculatura, aumenta a resistência física e mental, corrige problemas de postura, eleva a concentração, melhora a flexibilidade, contribui para o aperfeiçoamento da coordenação motora, possibilita menor atrito nas articulações, melhora a respiração, aumento da disposição e qualidade de sono. Além disso, alivia dores musculares, estimula o relaxamento, promove a autoestima, ajuda a eliminar toxinas do corpo, ajuda até mesmo no controle de peso e facilita a drenagem linfática. 

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, não há nenhum tipo de restrição, mulheres, homens, crianças, idosos e até gestantes podem realizar os exercícios sem riscos. É recomendado também para pessoas sedentárias que desejam mudar essa condição através de uma atividade física leve e suave. Por não ser uma prática de alto impacto como as demais, diminui bruscamente o risco de lesões durante as atividades.

Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa

 

O QUE É PILATES?

O pilates surgiu no início do século passado tendo como principal objetivo unir o corpo e a mente. Por meio desse conceito e após um longo período de estudo, Joseph Pilates formulou a “Contrologia”, no entanto, hoje é mais conhecida como Pilates. Este método é praticado com ou sem auxílio de equipamentos específicos. Entre os equipamentos mais utilizados na prática está a Bola Suíça, cujo objetivo é a reorganização da postura.

Os exercícios de pilates conseguem reeducar os movimentos corpóreos e estimulam a qualidade de vida. A técnica coopera para inibir dores na coluna e nas pernas, ajuda na flexibilidade e proporciona mais disposição e bem estar na rotina do praticante.  

Pilates ajuda na flexibilidade e aumenta o bem estar                                        

PARA QUE SERVE?

Quando é apresentado os benefícios do Pilates para o campo físico e mental, vale salientar que a origem da prática consiste em teorias orientais que pregam a integração corpo e mente saudável para obter um organismo mais aprimorado. A concentração no momento dos exercícios e o controle da respiração se baseia em uma prática chamada Yoga e também há influências da medicina chinesa. Confira abaixo os benefícios que o pilates pode trazer para a sua saúde. 

 

    • Fortalecimento da musculatura: as atividades realizadas no pilates trabalham com a contração e força dos músculos. Assim, as fibras musculares são reconstruídas de forma mais saudável, propiciando a troca da massa gorda por massa magra muscular. Os exercícios de pilates conseguem movimentar vários músculos ao mesmo tempo, portanto, acaba por fortalecê-los e promovem a resistência física, além de ajudar no controle de peso. 
  • Corrige problemas de postura: o pilates contém exercícios de reabilitação que atuam nas questões de postura corporal, entre eles estão os procedimentos de alongamento e flexibilidade que influenciam o praticante a aprender qual a melhor postura para o dia a dia. Como o método de pilates promove o fortalecimento das musculaturas, isto mantém a coluna ereta e ajuda na correção da má postura a longo prazo. 
  • Melhora a flexibilidade: embora a flexibilidade varia de pessoa para pessoa, corpo para corpo. Os movimentos do pilates podem aumentar a flexibilidade por meio dos alongamentos, exigindo uma maior circulação sanguínea e elevando a quantidade bombeada para cada músculo. Este processo trabalha a extensão dos músculos e articulações, tira o corpo do modo estático e sedentário, estimulando a flexibilidade e a resistência muscular. 
  • Menor atrito nas articulações: as articulações detém uma lubrificação que é encarregada de lubrificar e nutrir as células presentes nas articulações. Quando há muito atrito entre elas, pode diminuir a produção ocasionando doenças como osteoartrites e artrite reumatóide. A prática do pilates não agride essas musculaturas, devido ao fato de não conter movimentos bruscos ou de impacto negativo. Desse modo, o pilates evita qualquer lesão nas articulações. 
  • Melhora a respiração: para executar os exercícios de pilates, é necessário ter uma respiração profunda seguida de uma expiração forte. Sendo assim, possibilita estabilizar a coluna, contribuindo para uma postura ereta facilitando a realização da prática. O praticante otimiza a própria forma de respirar e consegue mais disposição para as tarefas do cotidiano. 
  • Relaxamento do corpo: os exercícios de pilates proporcionam um melhor rendimento físico, consequentemente a mente consegue se beneficiar de tal efeito. A prática trabalha a força, alinhamento postural, equilíbrio e respiração. O corpo libera endorfina resultando no relaxamento e redução do estresse. 

Fazer pilates beneficia o corpo e a mente

PRINCÍPIOS DO PILATES

Para alcançar resultados, o controle consciente de todos os movimentos musculares é fundamental. Se aplicado todos os princípios do método, o desenvolvimento de um organismo mais saudável é observado com mais afinco. Os princípios básicos que regem o pilates são: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido.

A concentração, como o nome já indica, tem como objetivo induzir o praticante a ficar profundamente concentrado ao realizar o exercício, assim, os movimentos serão executados com mais eficiência. O controle se trata do aprimoramento da coordenação motora durante a execução da prática, propiciando ao corpo um padrão suave para evitar contração muscular fora dos momentos certos. A precisão, por sua vez, é crucial para o controle do equilíbrio de todos os músculos que estão sendo utilizados em cada atividade. 

O foco dos exercícios de Pilates é a estabilização do tronco, coluna e o fortalecimento da musculatura, por isso, o centramento se faz necessário para trabalhar o alinhamento postural e corporal como um todo. Além disso, o pilates evidencia a importância da respiração, pois esta deve estar sincronizada harmonicamente com a realização dos movimentos. Por último, a fluidez traz para o praticante a leveza ao fazer o exercício, com movimentos controlados para não causar nenhum impacto negativo durante a prática de pilates.

Deixar um comentário