Descubra quais exames você precisa fazer antes de começar um exercício físico de impacto como a corrida

O famoso “exame de correr na esteira” é apenas um entre os exames físicos pedidos antes de praticar corrida. Conheça os demais.

Apesar de ser deliciosa, a corrida é um esporte exigente com o corpo – especialmente por conta do impacto que causa nas articulações. Para saber se você está pronto para isso, é fundamental passar por uma boa anamnese e exame físico geral.

“Caso esses procedimentos não sejam levados em conta, podem ocorrer lesões musculares e articulares com graus elevados de incapacidade, bem como alterações biomecânicas compensatórias. Em casos mais extremos, podem ocorrer lesões no miocárdio”, alerta Marcelo Gandara, fisioterapeuta especialista em fisioterapia desportiva e pós-graduado em biomecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gandara conta que, antes de se jogar na pista, é preciso passar por uma avaliação física completa. Nela, o profissional irá avaliar:

  • Tônus muscular (processo inconsciente no qual os músculos, mesmo em repouso, permanecem em alerta para entrar em ação);
  • trofismo muscular (referente à saúde dos músculos);
  • biomecânica das articulações etc.

“No momento da avaliação física, o importante é que todos os dados do histórico do paciente sejam observados com clareza para podermos identificar possíveis disfunções e suas causas”, diz.

Depois disso, passa-se para a avaliação cardiovascular, que pode incluir eletrocardiograma e teste de esforço para avaliar a capacidade do músculo cardíaco. Apesar de também ser um exame de correr na esteira, este teste se difere da ergoespirometria – que associa o teste ergométrico convencional com a análise de parâmetros respiratórios, detectando problemas cardiovasculares e/ou pulmonares.

“Também podem ser solicitados exames de imagens, como ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia”, acrescenta Gandara.

Para conduzir esse exame físico geral, você pode consultar um ortopedista, cardiologista ou fisioterapeuta. “Neurologistas serão solicitados caso haja necessidades específicas”, completa.

Foi aprovado? Pode partir para a pista! De tempos em tempos, lembre-se de passar em um clínico geral. “Ele cuidará para que os exames de rotina estejam sempre dentro dos padrões e prevenir quaisquer disfunções orgânicas”, pontua.

Para manter o desempenho campeão, você pode continuar de olho nas dicas do nosso blog e checar as meias de compressão UP Sigvaris!

Deixar um comentário