O alongamento é um exercício eficiente contra o estresse a tensão muscular

EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR A TENSÃO E O ESTRESSE

Por conta da rotina estressante, muitas pessoas sentem dificuldade de parar para descansar. Esse dia a dia intenso faz com que aumente a população estressada e com tensão muscular. O estresse e a tensão muscular são causados pelo acúmulo de atividades e a falta de descanso e tempo livre. Para ter uma vida saudável, é preciso dosar e encontrar um tempo para se dedicar a você e cuidar da sua saúde. 

Separamos algumas dicas de exercícios para aliviar o estresse e a tensão muscular que vão fazer com que você se sinta mais confortável e relaxado para conseguir levar a vida de uma maneira leve.

Confira exercícios para aliviar o estresse e a tensão muscular

O QUE É ESTRESSE?

O estresse é uma reação natural do nosso corpo. Quando somos colocados em situações atípicas, que envolvem grandes mudanças, perigo ou ameaça, o nosso corpo reage produzindo uma mistura de hormônios como adrenalina, cortisol e noradrenalina. Esses hormônios servem para preparar o nosso corpo para reagir às situações, como por exemplo, se for preciso fugir de algo.

O estresse é um mecanismo de defesa do nosso corpo. Mas o problema está em ter um constante estado de estresse e, consequentemente, uma alta na produção desses hormônios. O estresse pode causar aumento da pressão sanguínea, aumento do nível de açúcar no sangue e a redução da libido. Quando o estresse é alto, dores físicas também podem aparecer, como dor de cabeça, dor muscular e diarréia.

 

O QUE É TENSÃO MUSCULAR?

A tensão muscular pode acontecer através de diversas maneiras. Uma delas, são as altas cargas de estresse e a rotina estressante. Com isso, é possível que esse estado emocional reflita nos músculos, causando tensão nos ombros, pescoço e costas. Dessa forma, a tensão muscular pode ser considerada uma consequência do estresse.

 

A tensão muscular também pode ser decorrência da má postura. Sentar e dormir de mau jeito pode ser prejudicial para diversas partes do corpo e a falta de postura gera dores pontuais e tensão muscular. Para entender qual é o motivo da tensão muscular é preciso analisar a rotina.

A tensão muscular também pode ser gerada pela prática excessiva de atividade física. Ao fazer exercícios é preciso respeitar os limites do seu corpo e entender até onde ele pode ir. Fazer exercícios que ultrapassem o limite do seu corpo pode gerar a tensão muscular e até lesões mais sérias. Por isso, esteja sempre atento a dores e incômodos.

SINTOMAS DE ESTRESSE E SINTOMAS DE TENSÃO MUSCULAR

Os sintomas de estresse podem ser divididos entre sintomas físicos e cognitivos. Os sintomas físicos podem ser dores em diversas partes do corpo, como cabeça,barriga, diarreia, tonturas, baixa libido e manchas na pele. Já os sintomas cognitivos podem ser perda de memória recente, dificuldade de concentração, ansiedade e preocupação excessiva.

 

Os sintomas da tensão muscular estão ligados a fraqueza muscular, vermelhidão, dores pontuais, inchaço e rigidez no local tensionado. Além disso, a tensão muscular também pode causar indisposição física, caibras e espasmos musculares.

 

EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR O ESTRESSE E A TENSÃO MUSCULAR

Uma das principais maneiras de tratar o estresse e a tensão muscular é através do exercício físico. Para esses casos são recomendados exercícios de baixo impacto e que relaxem o corpo. O exercício é eficaz no combate da tensão muscular e do estresse porque a prática de atividade física estimula a produção de hormônios relaxantes e analgésicos como a endorfina. Confira abaixo alguma opções de exercícios para aliviar o estresse e a tensão muscular.

 

ALOGAMENTOS

O alongamento é o exercício ideal para eliminar a tensão, relaxando o corpo. O alongamento é eficiente para deixar o corpo mais relaxado e leve, o que ajuda no tratamento da tensão muscular e do estresse. Uma das vantagens é que o alongamento pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Começar o dia se alongando ajuda a ter um dia mais relaxado e sem tensões.Se for preciso, o processo pode ser repetido ao longo do dia. Comece o alongamento pela parte superior do corpo e termine na parte inferior.

O alongamento é um exercício eficiente contra o estresse a tensão muscular

YOGA

O yoga é uma prática caracterizada por exercícios de respiração e posições corporais que ajudam a manter o equilíbrio e a calma. O yoga tem diversos níveis de dificuldades.Comece com as técnicas mais simples e as posições para iniciantes e vá aumentando o grau de dificuldade na medida que se sentir mais confortável.

 

CORRIDA

Além do exercício em si, com a corrida você consegue entrar em contato com o universo externo e se desligar um pouco de todas as preocupações. Como uma alternativa de baixo impacto, sugerimos a caminhada. As meias de compressão são aliadas na prática dessa atividade por reduzir a fadiga nas pernas.

 

MEIAS DE COMPRESSÃO SIGVARIS UP

Um dos grandes sintomas do estresse é a tensão muscular.  A tensão e as dores musculares são um grande incômodo e dificultam a rotina. Para evitar e tratar a tensão muscular, as meias de compressão são ótimas aliadas. Na Sigvaris, a linha UP foi desenvolvida exclusivamente para atividades físicas.

Meias de compressão Sigvaris

 

As meias de compressão esportiva Sigvaris UP são capazes de estimular a circulação sanguínea, fazendo com que não ocorra inchaço nas pernas durante e depois da prática de exercícios. As meias de compressão Sigvaris UP ainda são capazes de combater a fadiga e as dores musculares. Com as meias UP é possível fazer exercícios com alta performance.

Deixar um comentário