tenis_para_corrida_sigvaris

Tênis para corrida: Saiba o que um tênis ideal para treinos precisa ter

Treinador traz dicas de como escolher o melhor tênis para corrida e a importância do amortecimento em treinos e provas longas

Todo corredor sabe o quanto o mercado de acessórios para esportes tem crescido, mas será que com a diversidade de modelos, cores e marcas, ficou mais fácil fazer a escolha certa?

Antes de escolher seu calçado por marca ou modelo é importante avaliar aspectos que impactam diretamente em um treino ou prova, seja curta, seja longa. Para entender melhor como realizar a escolha do tênis ideal para as necessidades de cada pessoa, conversamos com o treinador e especialista Eduardo Barbosa, da Quark Sports.

O que um tênis de corrida precisa ter?

Ao escolher um tênis de corrida é preciso sempre pensar no conforto e segurança que ele apresenta às regiões do tornozelo e pés. Eduardo ressalta que um bom tênis precisa apresentar estabilidade. Com isso é preciso sempre avaliar seu peso e altura, além do local que será realizado a corrida, diferenciando entre corrida no asfalto, montanha ou areia.

Para provas curtas ou longas, a diferença está no amortecimento por ciclos de passada. O correto é sempre fazer um teste de pisada quando for realizar a compra. No caso de provas curtas, é indicado o uso de tênis com pouco amortecimento. Já para corridas ou provas mais pesadas, deve-se usar um tênis com maior amortecimento, ajudando a preservar as articulações do quadril, joelho e tornozelo.

Existe diferença na escolha dos tênis para areia e trilha?

É importante sempre levar em consideração o terreno, solado e tração em relação ao terreno, por exemplo, se o solo é “mole” (como areia) ou instável (como em uma trilha). O ideal é ter em mente produtos específicos para essas condições. Assim, você evita problemas comuns ao usar calçados errados, como os pés escorregarem do tênis, torções por irregularidade do solo, bolhas, calos, entre outros.

“Maratonistas profissionais ou amadores bem preparados, em geral usam tênis com pouco ou nenhum amortecimento uma vez que em seus ciclos de passada “tocam” o solo com rapidez, força e velocidade onde parecem estar flutuando. Um corredor tem que se preparar com a tríade musculação, alimentação e descanso para realizar boas provas e evitar as constantes lesões”, completa Eduardo Barbosa.

Agora que você já tem todas as dicas, é hora de escolher o seu tênis predileto! Mas lembre-se de consultar um especialista 😉

Preparado para o próximo treino? Encontre a meia de compressão SIGVARIS em nossa loja online.

Deixar um comentário