Atividade física pode ajudar no combate da retenção de líquido

DICAS PARA EVITAR A RETENÇÃO DE LÍQUIDO

A retenção de líquido é um problema que acontece geralmente com mulheres. A retenção de líquido nem sempre indica alguma doença, mas em alguns casos pode ser sinal de alguma doença. Para saber qual é o seu caso, é preciso ficar atento aos hábitos de vida para entender o motivo da retenção. 

A retenção causa inchaços nas pernas, barriga e mãos, que podem ser percebidos com as marcas de calças e meias, por exemplo.  Continue a leitura do Blog Sigvaris e entenda o que é a retenção de líquido, quais são os sintomas e confira dicas de como evitar.

Confira dicas para evitar a retenção de líquido

O QUE SIGNIFICA RETENÇÃO DE LÍQUIDO?

A retenção de líquido é caracterizada pelo acúmulo de líquido nas cavidades e tecidos corporais. Esse acúmulo pelo corpo resulta em inchaços, que  podem causar incômodo e desconforto. A retenção de líquido pode ser causada por diversos fatores.

Entre eles estão os maus hábitos alimentares (dieta rica em sal e sódio), pouca ingestão de água e líquidos claros como chás, uma rotina sedentária,além de problemas nos rins, fígado ou doenças cardíacas. Para entender o que está causando a retenção de líquidos é importante consultar um especialista e fazer os exames necessários para compreender qual é o seu caso.

QUAIS OS SINTOMAS DA RETENÇÃO DE LÍQUIDO?

O principal sintoma da retenção de líquido é o inchaço, principalmente nas áreas da barriga, perna, panturrilha e tornozelo. Também é um sintoma característico da retenção de líquido a diminuição na produção da urina. Isso acontece porque o corpo armazena e acumula esses líquidos, gerando os inchaços e diminuindo a excreção.

 

Para saber se o seu corpo está inchado basta pressionar a área por um pequeno período de tempo. Se ficar uma marca no local pressionado significa que ali está inchado e com líquido retido. A retenção de líquido é comum em grávidas e mulheres que estão no período pré-menstrual. Porém, ela também pode ser um indicativo de que algo não está funcionando bem, como outros órgãos. Para entender melhor é importante consultar um especialista.

Atividade física pode ajudar no combate da retenção de líquido

DICAS PARA EVITAR A RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Uma rotina de hábitos saudáveis é capaz de transformar a sua vida positivamente. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a evitar a retenção de líquido. Com isso você terá um corpo e uma rotina saudável, além de evitar não só a retenção, mas também, outras doenças.

 

BOA ALIMENTAÇÃO

Uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas e minerais é uma das maneiras de evitar a retenção de líquido. Evite alimentos com muito sal e sódio e, quando possível, evite colocar sal na comida ou coloque em pequena quantidade. Dê preferência para alimentos que são ricos em água, como melancia e melão. Comece os novos hábitos aos poucos e vá mudando sua rotina. Com uma alimentação rica em nutrientes será possível evitar a retenção de líquidos.

Uma boa alimentação previne a retenção de líquidos

BEBER LÍQUIDO

Beber bastante líquido é essencial para evitar a retenção. Isso porque quanto mais líquidos você ingerir, mais toxinas e resíduos serão liberados do seu corpo, fazendo com que o seu intestino funcione perfeitamente. Mas é preciso ficar atento, dê preferência para água e chás. A água é o líquido mais recomendado por ser puro e ter a função de limpeza.Beber 2 litros de água por dia e garantir uma rotina saudável. 

 

Já os chás, além da função de purificar o corpo, também tem ação antioxidante e detox, o que pode ajudar a eliminar toxinas.Alguns chás indicados para evitar a retenção de líquidos são: chá de hibisco, cavalinha e chá-verde.

 

ATIVIDADE FÍSICA

A prática de atividade física é uma aliada contra a retenção de líquido. Isso porque ao colocar o corpo em movimento, você está ajudando todo o sistema a funcionar, além de garantir movimento para os membros. Corridas, caminhadas, andar de bicicleta e praticar esportes podem ser algumas das atividades.

 

Outra aliada no combate aos inchaços são as meias de compressão. Podem ser usadas durante a atividade para aumentar a performance e diminuir a sensação de fadiga, como também durante todo o dia para estimular a circulação nas pernas.

 

CONHEÇA A MEIA SIGVARIS HOBBY

A meia de compressão Sigvaris Hobby foi desenvolvida para ser usada nos momentos mais cotidianos da sua rotina. Com ela, é possível estar sempre cuidando da saúde das pernas em todos os momentos, a meia Sigvaris Hobby tem um design inovador e perfeito para ser usado tanto por homens quanto mulheres. Utilize a Sigvaris Hobby e ajude o seu corpo a combater a retenção de líquido.

Meia de compressão Sigvaris Hobby

 

Deixar um comentário