6 táticas para manter a mente focada na corrida

6 táticas para manter a mente focada na corrida

Correr exige tanto do cérebro quanto das pernas e pulmões. Isso porque sua mente pode fazer você ir mais longes nos treinos… ou desistir de tudo

A corrida é o esporte mais democrático e fácil de todos, porém pode ser solitário. Sair para correr dá preguiça em um primeiro momento e o maior inimigo a vencer durante as passadas é seu próprio cérebro. Aquela dor que começa aqui, ali…e tudo o que vem na cabeça é a vontade de desistir. Por isso, estimular a mente e estabelecer uma rotina certeira de treinos pode ser a chave do sucesso quando o assunto é sair correndo por aí.

Pedimos ajuda a Roberta Lobato, psicóloga esportiva do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, e traçamos 6 táticas para manter a mente focada na corrida, os treinos em dia e viva melhor. Tome nota!

Encontre sua motivação

Pode ser algo simples, como relaxar e limar o estresse ou algo que exija mais dedicação, como perder peso. Isso não importa. Pode até mesmo ser apenas pela sensação de liberdade que o esporte traz. De acordo com a Universidade de Montreal (Canadá), correr dá barato. Isso porque a dopamina, neurotransmissor secretado durante a prática da corrida, é responsável por uma sensação intensa de bem-estar, alegria e euforia. É preciso pelo menos 30 min de atividade física para sentir os efeitos. A dopamina também influencia na motivação. Que essa seja a sua!

Procure um grupo de corridas

Como todo esporte, a corrida de rua é também uma tribo com vários adeptos. Dentro de um grupo de corrida existem os iniciantes, os entusiastas e os ratos de asfalto. A galera combina treinos em parques, provas para se inscrever e desenvolvem até mesmo pequenas competições entre o grupo. Isso é essencial para manter sua atenção aos treinos. Um estudo publicado no periódico Proceedings of the Royal Society (Inglaterra) sugere que correr em grupo faz com que sua função cerebral seja ampliada. Ou seja, além de em forma, você fica mais inteligente.

Trace uma meta possível para este ano

Seu sonho é fazer uma maratona, mesmo que você nunca tenha treinado? Ótimo, porém tenha cuidado: objetivos muito grandes e distantes podem fazer com que você desvie do caminho. No lugar, reduza as ambições, apenas para este ano. Defina, por exemplo, que você vai correr 10 provas de 10 kms nos próximos 7 meses. Pequenos objetivos a curto prazo funcionam como combustível para chegar mais longe e melhor.

Ajuste sua agenda

Saber administrar o tempo também faz parte do processo. Coloque seus treinos como uma de suas prioridades. Se prefere treinar de manhã, acorde um pouco mais cedo e deixe para checar sua caixa de e-mails e mensagens de trabalho em outro momento. Se gosta mais da noite, encerre as pendências a tempo de esticar as pernas antes do retorno para casa. Preste atenção ao tempo que está dedicando a você, à sua família, ao seu trabalho e à sua vida social. Você precisa dessa organização externa para que internamente os treinos não sejam mais um motivo de angústia e frustração.

Descanse o necessário

Planeje uma rotina de fim de dia para se alimentar adequadamente, não muito tarde, e se preparar para dormir. Sim, existe uma preparação conhecida como higienização do sono. Desconecte-se pelo menos uma hora antes de deitar. Esqueça celular, televisão, tablets. Fique no escuro absoluto. Estudo da Universidade Cornell (EUA) comprova que 8 horas de sono por noite são mais do que exigidas para que você consiga correr mais e melhor. Esse tempo de descanso repara as funções do organismo, libera hormônios e deixa o corpo (e a mente) pronto para um novo dia e novo treino.

Respeite o planejamento de treinos

Treino é treino, já diria o jargão popular. Você não vai evoluir no esporte se não respeitar o planejamento da corrida. Se sua família já sabe que aos sábados de manhã você sai para correr, avise que ao chegar quer fazer um gostoso café da manhã. Isso faz com que todos (incluindo você) respeitem a rotina esportiva. Além disso, mantenha a ordem do treinador: se o treino do dia é de 10 km, não faça mais nem menos. É para isso que ele dedica conhecimento, certo?

Deixar um comentário