MEDITAÇÃO+EXERCÍCIOS: TRABALHE O CORPO E A MENTE
Correr é bom. Meditar também. Quando essas duas atividades são associadas, os resultados se tornam ainda melhores. Se você está sentindo necessidade de trabalhar a mente e o corpo, a melhor opção é atrelar as duas coisas e manter a constância.
Uma forma muito eficaz de levar os benefícios da meditação e de mindfulness para nosso dia a dia é através da atividade física, ou seja, praticando exercícios com atenção plena ou consciência das sensações corporais e nos movimentos em si. Dessa forma, você já estará se preparando para as duas práticas, ou seja, o próprio exercício físico vira uma forma de meditação e a meditação te prepara para a atividade física.
Mas, como fazer, por onde começar e qual o jeito ideal para você e o seu estilo de vida? Continue a leitura do Blog Sigvaris para entender como combinar os benefícios da meditação diária com seus exercícios físicos e saiba porque essas atividades combinadas, quando realizadas apenas duas vezes por semana, são capazes de reduzir os sintomas da depressão.
COMO FAZER MEDITAÇÃO
Sumário
Se você é novo nesta prática, vamos começar com a meditação para iniciantes. Primeiro é necessário entender o que funciona para você, por exemplo, por quanto tempo você vai meditar, qual o seu nível de concentração e foco, entre outros pontos que são necessários para começar a meditar.
Para iniciantes, é indicado começar pela meditação guiada, onde o próprio nome já diz, alguém irá guiar os seus pensamentos. Primeiramente, esteja num lugar calmo e sem distrações, como celular e televisão. Use roupas confortáveis. Você verá que aquele jeans apertado não combina com as sensações de relaxamento que as técnicas proporcionam.
Coloque um cronômetro, lembrando que é possível realizar sessões de 3 a 5 minutos, ou estender esse tempo até 30 minutos, se preferir. Vá sentindo o que funciona para você.
Depois de posicionado confortavelmente, vamos à prática. Após concluir os passos anteriores, você está pronto para meditar. Agora, começa a prática propriamente dita. Respire fundo e foque nisso, procure inspirar profundamente. Segure um instante antes de expirar. Depois, experimente soltar o ar como um suspiro.
Na meditação guiada você terá alguém para direcionar seus pensamentos para o seu corpo e outros pontos. Caso prefira fazer sozinho, basta conduzir o pensamento à sensação do próprio corpo, parte a parte. Deixe os pensamentos irem e virem.
Há vários apps de meditação que você pode baixar no seu celular e tornar isso cada vez mais prazeroso na sua rotina. Além disso, você pode escolher entre os diferentes tipos de meditação:
- Zazen;
- Vipassana;
- Kundalini;
- Tonglen;
- Metta;
- Transcendental;
- Kadampa;
- Tântrica;
- Cristã;
- Yoga;
- Hare krishna;
- Qigong;
- Mindfulness.
COMBINANDO MEDITAÇÃO COM EXERCÍCIOS FÍSICOS
Essa combinação pode ser excelente para a saúde do cérebro. Se você for capaz de cumprir uma rotina com a meditação diária e exercícios físicos, com certeza você estará prevenindo e melhorando diversos tipos de doenças que podem afetar o cérebro e todo o seu corpo. É como um combo de exercícios para o corpo e para a mente capaz de melhorar – e muito – a saúde mental.
DICA DE OURO
Quando você começar a praticar, vai sentir a necessidade de estar com a roupa correta, o que irá te beneficiar em diversos aspectos, como o conforto, postura, concentração e até seu desempenho.
A SIGVARIS GROUP possui uma linha especialmente para esportes, que irá abranger todas as necessidades de quem pratica exercícios físicos e meditação, e ajudará no seu desempenho e na recuperação pós treino. Confira os modelos de meias de compressão na loja oficial da SIGVARIS GROUP e escolha a sua para começar hoje a praticar seus novos hábitos de exercícios físicos e concentração através da meditação diária.