DOR MUSCULAR PÓS TREINO: COMO ALIVIAR?

Entenda como acabar com a dor muscular pós treino sem a utilização de medicamentos.

A dor muscular pós treino na maioria das vezes é um bom sinal, mas apesar de ser tão natural, pode ser muito incômoda. Ela pode aparecer logo após os exercícios ou até 24 horas depois. A dor muscular pós treino é o reflexo da reparação do músculo, que após longos treinos, cria micro-lesões tornando-o mais resistente. A ingestão de medicamentos para eliminar a dor, além de não ser recomendada, ainda pode interromper o processo de recuperação. Por esse motivo, trouxemos algumas dicas de como aliviar a dor muscular pós treino sem a utilização de remédios para dores musculares.

1. NÃO EXAGERE NOS PESOS

Não exagerar nas cargas é uma prevenção pré-treino muito eficiente. Isso porque, utilizar mais peso não significa que seu treino irá obter maiores resultados. A comprovação de um bom treino é o foco na intensidade dele, e não na quantidade de cargas, forçando mais do que se aguenta. A execução do exercício e os intervalos pré-definidos irão evitar e diminuir as dores, além de maximizar os resultados do treino.

2. MASSAGEM CORPORAL

A massagem corporal é uma técnica tradicional e infalível para aliviar as dores musculares. Ela melhora o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares, promovendo uma drenagem linfática para relaxar os músculos. O ideal é que se utilize um creme, de preferência com mentol, para aplicar no local da dor. Massagear “a seco” pode causar atrito, provocando dor.

3. ELETROTERAPIA

A eletroterapia é uma técnica utilizada por fisioterapeutas que consiste em utilizar correntes elétricas de baixa intensidade através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele para aliviar a dor e melhorar a tensão muscular. Além disso, quase não existem contraindicações para essa técnica, o que viabiliza ainda mais o tratamento. Pode ser usada ainda em patologias neurológicas, ortopédicas, ginecológicas e até respiratórias.

4. GELO

O gelo, além de ser utilizado como forma de aliviar a dor, também pode ser utilizado como precaução dela. O ideal é passar o gelo nos locais onde provavelmente serão mais afetados pelos exercícios. Ainda existem outras técnicas de aplicação como a banheira de imersão de gelo,  que faz com que o processo de microlesões pelo esforço físico do treino seja interrompido e o atleta consiga ter uma recuperação muscular mais rápida.

5. MEIA DE COMPRESSÃO

As meias de compressão são utilizadas para estimular um maior retorno venoso entre as fibras musculares, além de drenar os líquidos responsáveis pela sensação de dor e peso nos músculos. A SIGVARIS GROUP desenvolveu uma linha especialmente para os seus treinos, que ajudará  no seu desempenho e na recuperação pós treino: a Sigvaris UP Ultrapressure.

A meia de compressão Sigvaris UP possui dois modelos:

Confira as opções disponíveis em nossa Loja Sigvaris e fique por dentro de mais conteúdos como este acompanhando o nosso blog.

Deixar um comentário