A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE

Sendo um problema tão comum em nossa sociedade, a obesidade deve ser tratada com atenção e cuidado.

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde, estima-se que pelo menos 18 milhões de pessoas sofrem com a obesidade no Brasil, sendo que, somando às que estão acima do peso, esse número pode triplicar. É importante entender os cuidados que precisamos ter para que possamos prevenir e evitar esse quadro tão complicado, que pode acabar desencadeando uma série de outros problemas de saúde. Vamos abordar  aqui, no Blog Sigvaris, suas causas e prevenções.

 

O QUE É A OBESIDADE?

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal causada, na maioria das vezes, pelo alto consumo de gorduras e açúcares, compactuada com a  falta de exercícios físicos. Suas consequências são extremamente graves à curto e longo prazo, podendo estimular doenças como diabetes, pressão alta, artrite, problemas cardiovasculares, apnéia e até derrame. Por esse motivo, é importante estabelecer uma agenda de exames de rotina para se manter atento aos riscos que podem levar a obesidade.

 

Obesidade no Brasil – “Em 2018, o crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Apesar de o excesso de peso ser mais comum entre os homens, em 2018, as mulheres apresentaram obesidade ligeiramente maior, com 20,7%, em relação aos homens,18,7%.” O levantamento foi feito também pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Entre fevereiro e dezembro de 2018, foram entrevistados por telefone 52.395 pessoas.

 

CAUSAS DA OBESIDADE

Diversos fatores podem levar ao excesso de peso e consequentemente à obesidade. Os mais comuns são o sedentarismo e os maus hábitos alimentares. Se os dois forem aliados, a facilidade de desenvolver a condição é maior ainda, isso porque, o ganho de peso é inevitável se o ganho de calorias é maior que a queima delas. Herança genética e disfunções endócrinas também podem acarretar a obesidade. O ideal é manter as consultas em dia e procurar um nutricionista.

 

COMO CALCULAR O IMC?

O IMC (Índice de Massa Corporal)  é um padrão criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de calcular o peso do indivíduo e indicar a faixa ideal de sua massa corporal. Esse cálculo revela se o paciente está abaixo ou acima do peso desejado.

O cálculo é feito dividindo o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

  • Menor que 18,5 – Abaixo do peso;
  • Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal;
  • Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado);
  • Igual ou acima de 30 – Obesidade.

 

COMO PREVENIR A OBESIDADE?

Além de manter uma rotina de hábitos alimentares saudáveis, a prática de exercícios físicos como musculação, corrida e bicicleta são ótimos aliados na prevenção da obesidade. Para manter o peso ou diminuí-lo em quantidade moderada, é necessário pelo menos 150 minutos de exercícios semanais. Caso queira perder uma quantidade considerável de peso, o ideal é que sejam feitos pelo menos 300 minutos semanais de exercícios físicos.

 

AS MEIAS DE COMPRESSÃO SIGVARIS PARA ESPORTES

Para auxiliar a prática de exercícios físicos e melhorar o desempenho de seus treinos, a  SIGVARIS GROUP desenvolveu as linhas  meia de compressão esportiva e canelito de compressão esportivo elaboradas especialmente para estimular a circulação sanguínea durante os seus movimentos. A segurança e o conforto vão tomar conta de seus passos, ajudando seu desempenho nos treinos e a prevenção contra a obesidade. Confira os modelos disponíveis na Loja Sigvaris e aproveite!

 

Deixar um comentário