Pés inchados na gravidez: como prevenir?
A gestação é um período em que o corpo da mulher passa por diversas mudanças. São mudanças significativas que incluem até mesmo um reposicionamento interno dos órgãos para que seja possível ter um crescimento gradual do bebê dentro do útero. Por conta desses reposicionamentos que acontecem internamente, o sistema circulatório e a pressão arterial podem sofrer algumas alterações, causando pés inchados na gravidez, devido a uma sobrecarga que acontece no sistema linfático.
Para entender melhor o funcionamento do corpo durante esse período e como evitar ou amenizar os pés inchados na gravidez e pernas. Basta continuar a leitura no Blog Sigvaris, que iremos nos aprofundar um pouco mais no assunto e te deixar por dentro dos fatos mais importantes.
O QUE CAUSA INCHAÇO NOS PÉS NA GRAVIDEZ?
Sumário
Os pés inchados na gravidez e pernas é causado principalmente pela pressão que o útero exerce nas veias pélvicas. Essas veias são responsáveis por receber o sangue dos membros inferiores, causando o inchaço. Como citado, o reposicionamento e a pressão que o útero exerce sobre as veias, podem ocasionar um fluxo sanguíneo mais lento, aumentando as chances de ocorrer um acúmulo de líquido no corpo.
As partes que são mais afetadas com essas retenções de líquido, são as pernas, tornozelos e pés. Em alguns casos, os braços e as mãos também podem ser áreas afetadas. Além disso, durante a gestação há uma grande alteração nos hormônios que são produzidos no corpo feminino, contribuindo para esses inchaços. Por isso que, na gravidez é muito importante ter alguns cuidados que abordaremos a seguir.
Como aliviar os pés inchados na gravidez?
Mesmo com as diversas alterações que o corpo da mulher sofre durante a gestação, há algumas coisas importantes que podem ser feitas durante esse período para diminuir as chances dos pés inchados na gravidez e pernas. Um ponto bem importante é sempre usar roupas confortáveis e que não apertam, pois como o sistema circulatório já está mais lento, qualquer peça de roupas que pressione podem prejudicar ainda mais o fluxo sanguíneo
Além disso, há outros fatores importantes que podem ser levados em consideração e que ajudaram a diminuir os inchaços, como:
Evite consumir alimentos ricos em sódio
O sódio é um elemento químico bastante presente na maioria dos alimentos que são processados, como carnes processadas, peixes enlatados (atum e sardinha), temperos prontos e muito mais. O alto consumo de sódio pode ser prejudicial à saúde principalmente durante a gestação. O consumo exacerbado de sódio pode causar os inchaços e o aumento da pressão arterial. Portanto, durante esse período, é muito importante que o consumo maior seja de alimentos e temperos mais naturais, evitando ao máximo alimentos industrializados.
Faça atividade física para aliviar os pés inchados na gravidez
Outro ponto importante e que pode ajudar muito na circulação sanguínea, além de contribuir para uma gestação mais confortável, é a prática diária de exercícios físicos. Sempre levando em consideração qualquer contraindicação médica. Mas, no geral, as atividades físicas podem ajudar muito durante esse período.
As atividades que mais são indicadas durante a gestação, são aquelas que possuem menos impacto e esforço, como pilates, alongamentos, entre outras. Para se aprofundar mais sobre o assunto, leia mais sobre os benefícios dos exercícios na gravidez.
Meias de compressão: como o uso delas pode ajudar?
As meias de compressão também são ótimas para ajudar a prevenir os inchaços nas pernas que podem ocorrer durante o período gestacional. Na Sigvaris você encontra uma opção perfeita, que é a meia de compressão HOBBY. Ela possui uma compressão suave, que ajuda diretamente na dor e cansaço das pernas, aliviando os pés inchados na gravidez, entre outros benefícios.
Acesse a loja online oficial da SIGVARIS GROUP e conheça todos os modelos e cores disponíveis da meia de compressão Hobby e promova a saúde que suas pernas merecem em todos os momentos!