Saiba a importância de praticar exercício na terceira idade.

Exercício na terceira idade: entenda a importância

A atividade física é uma prática recomendada para as mais variadas idades, tornando-se uma das principais dicas dos mais diversos especialistas da área da saúde. Isso porque, com o passar dos anos, vamos perdendo a flexibilidade, adquirindo um enfraquecimento gradual dos músculos, perda de equilíbrio e de resistência muscular. Por conta destes fatores, na terceira idade os cuidados com a saúde física precisam ser redobrados e priorizados.

Para entender um pouco mais sobre a importância da prática de exercícios na terceira idade, além de outros cuidados necessários nessa fase da vida, continue a leitura no Blog de Sigvaris. Lá iremos nos aprofundar um pouco mais neste assunto e falar sobre alguns tipos de exercícios que podem ser ótimos para serem praticados a partir dos 60 anos de idade.

Entenda quais são os melhores tipos de exercícios físicos para praticar na terceira idade.
Entenda quais são os melhores tipos de exercícios físicos para praticar na terceira idade.

Quais são os melhores exercícios para fazer na terceira idade?

A terceira idade tem aumentado cada vez mais no Brasil, de acordo com um levantamento realizado pelo IBGE. Por isso, muito tem se falado sobre cuidados na saúde física para os idosos, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso à informação e desfrutem de um envelhecimento feliz e saudável.

 Algumas das recomendações para estar na terceira idade com mais vigor são: uma alimentação mais saudável, ingestão de água com frequência, ter boas noites de descanso, acompanhamento médico com constante e a prática de exercícios físicos. A seguir falaremos um pouco mais sobre os principais tipos de exercícios físicos indicados para serem praticados na terceira idade, como:

Treinos funcionais

Os treinos funcionais são ótimos para a prática na terceira idade, por ajudarem na respiração, resistência, força e, principalmente, no equilíbrio corporal. Além disso, são exercícios físicos simples de serem feitos e que exigem pouco esforço físico. Lembrando que, com o tempo, a intensidade das atividades podem aumentar conforme a evolução individual.

Alguns exemplos de treinos funcionais são os agachamentos e a prancha, cada um deles trabalha partes específicas do corpo, como as pernas e o abdômen. Além disso, as flexões de braço também fazem parte dos treinos funcionais e são ótimos para a manutenção da massa muscular.

Caminhada

Outro tipo de exercício que é fortemente indicado para quem está na terceira idade é a caminhada. Além de ser fácil de praticar, ela fornece a energia necessária para que o idoso tenha vitalidade e evite a perda de massa muscular magra. Além disso, a caminhada ajuda a manter a saúde do sistema cardiovascular.

Para praticá-la é bem simples, basta escolher uma área ao ar livre que tenha pouca movimentação de carros, com terrenos planos e boa ventilação, como parques e condomínios. As caminhadas podem ser feitas de forma leve, respeitando o ritmo pessoal, com duração de 15 a 20 minutos por dia.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma mistura de uma ginástica convencional com natação  que consegue trabalhar diversas partes do corpo simultaneamente, trazendo muitos benefícios para o organismo. São aulas que trabalham em diversos níveis de intensidade o equilíbrio, a força das pernas e braços e a respiração.  Por conta disso, é uma das atividades físicas mais indicadas para as pessoas que estão na terceira idade.

Yoga

A yoga também é um exercício físico muito indicado para as pessoas que estão na terceira idade.  É uma prática que possui diferentes modalidades, desde movimentos mais simples até os mais elaborados, o que possibilita que mesmo pessoas sem o costume de se exercitar possam praticar.

Este tipo de exercício trabalha muito a flexibilidade, o equilíbrio e a força das pernas e braços, além de ser excelente para a  respiração e a concentração.

Alongamento

O alongamento também é uma atividade física que, se praticada regularmente, consegue proporcionar diversos efeitos positivos para a saúde. Na terceira idade, ele precisa ser praticado com uma duração adequada, respeitando sempre o desenvolvimento de cada pessoa. Cada série de alongamento de pernas, braços, coluna, punhos e outras partes, precisa ter uma duração média de 10 a 20 minutos na mesma posição. Assim será possível garantir que o corpo de fato se alongue, proporcionando uma maior flexibilidade após certo período.

Pilates

Não podemos deixar de mencionar a prática de pilates, que assim como a yoga, é excelente para as pessoas da terceira idade ganharem mais flexibilidade e força nas pernas e braços. Mas, diferente da yoga, o pilates possui recursos externos, fazendo o uso de objetos como bolas, cadeiras, bastões e equipamentos próprios para a atividade.

Entenda como as meias de compressão podem ajudar

As atividades físicas, no geral, trabalham diversas partes do corpo, proporcionando um melhor condicionamento físico. Porém, os exercícios sempre exigem bastante da nossa musculatura, trazendo pequenas dores e desconfortos durante o período pós-treino. As meias de compressão podem ser ótimas para auxiliar na recuperação dos músculos, além de auxiliar a circulação sanguínea, sobretudo para pessoas na terceira idade.

conheça os produtos da SIGVARIS GROUP.

Acesso o site da Sigvaris e conheça todos os tipos de meias de compressão para os mais variados momentos, como a meia de compressão UP17, meia de compressão UP 25, meia de compressão HOBBY. Além disso, conheça também os canelitos de compressão UP 17 e canelitos de compressão UP25.

Deixar um comentário