Trombose e musculação: veja como a doença pode afetar o seu treino e como prevenir complicações
A relação entre trombose e musculação ainda levanta muitas dúvidas entre quem teve ou tem essa doença. Esses questionamentos se estendem para quem tem tromboflebite – uma inflamação das veias superficiais nas pernas. Afinal, portadores dessas doenças podem ou não podem malhar?
Trombose e musculação: veja como a doença pode afetar o seu treino e como prevenir complicações
Sumário
A relação entre trombose e musculação ainda levanta muitas dúvidas entre quem teve ou tem essa doença. Esses questionamentos se estendem para quem tem tromboflebite – uma inflamação das veias superficiais nas pernas.
Afinal, portadores dessas doenças podem ou não podem malhar?
Quem teve trombose pode fazer musculação?
“Quando a trombose já foi tratada geralmente não há impedimentos para o reinício da atividade física regular, já que ela pode ajudar no tratamento e na prevenção ao surgimento de novos episódios de tromboembolismo”, afirma o médico Roberto Debski.
Para não haver nenhuma complicação, fique atento: é preciso seguir precisamente a orientação médica e fazer acompanhamento periódico para avaliação e seguimento.
Contudo, se você ainda tem trombose, todo cuidado é pouco.
Quem tem trombose pode fazer musculação?
Se você enfrenta este mal, sabe que ele causa dor intensa, inchaço ou edema, vermelhidão e endurecimento no perna, na panturrilha ou coxa, no trajeto das veias acometidas, além de hipersensibilidade.
“Esse quadro impossibilita, durante a fase aguda, que o paciente se movimente sem sentir dor ou limitação, o que restringe qualquer atividade esportiva durante essa fase, até que o tratamento surta efeito e o médico libere o retorno às atividades rotineiras”, comenta Debski.
Então, durante a fase aguda, pode ser uma boa preferir o repouso – ele é fundamental para melhorar os sintomas e agilizar a cura.
“Depois que a fase aguda for resolvida, o médico poderá liberar gradualmente o paciente para o retorno ao trabalho e aos esportes. Geralmente, no decorrer do tratamento, o paciente será liberado para fazer exercícios mais elaborados e que exijam mais esforço, com aumento progressivo da carga”, completa.
Quando isso acontecer, todo cuidado é pouco. De acordo com Debski, é preciso evitar traumatismos na região acometida para que o paciente se recupere e se readapte adequadamente, com o mínimo de sequelas e com retorno pleno.
“Os cuidados gerais de saúde para os pacientes que tiveram trombose deverão ser mantidos: alimentação natural, hidratação adequada, movimentação regular, o uso de meias elásticas, medicação quando prescrita pelo médico assistente e, durante o exercício, evitar o esforço excessivo e os traumas locais nas regiões afetadas, seguindo as orientações médicas.”
Dor muscular ou trombose?
Quando a lesão muscular é mais grave e extensa, ela pode até se confundir com os sintomas da trombose – e uma lesão extensa poderia até mesmo desencadear fenômenos tromboembólicos.
Porém, se pintar essa dúvida, preste atenção em como a dor se manifesta. Se ela vier acompanhada de inchaço, vermelhidão, endurecimento no trajeto vascular – podendo ou não melhorar com o repouso -, consulte imediatamente um médico de sua confiança.
“Já a dor muscular geralmente é autolimitada, decorrente de um esforço ou traumatismo e só afeta a musculatura”, finaliza Debski.
Quer se exercitar de um jeito seguro e saudável? Então, fique atento às dicas do nosso blog e aproveite para conferir as meias de compressão UP Sigvaris.
14 Comentários
Deixe seu comentário.
Oi boa noite me chamo Daysa estou fazendo tratamento de trombose posso fazer exercícios em casa e tomar creatina
Eu tive trombose e se pegar peso doi muito minha perna e normal
Sim , fica dolorido mesmo, terminei o tratamento, e faço treinamento , porém a perda que teve trombose dói o dobro da natural , até mesmo a recuperação é maior.
Tenho trambose pumonar eu posso malhar e fazer aplicação de espuma nas perna
Olá, tenho uma dúvida!
Tive uma TVP em 2012 e de lá até ano passado, ou seja, 2020, fui sedentária por medo de praticar alguma atividade física e ter problemas.futuro.
Esse ano criei coragem para praticar alguns exercícioa físicos em casa, mas antes fiz um dopller para ver como estava minhas pernas, e o resultado foi excelente, tudo traquilo, veias tudo ok. Aí comecei a fazer alguns exercícios e o mais pesado que eu acho é o agachamento devido ao esforço cok as pernas, estou tento bons resultados. A minha dúvida é a seguinte: posso continuar fazendo agachamento sem me preocupar se vou ter problemas futuro? Faço 100 por dia, mas sempre fico com medo de acontecee alguma coisa com minhas pernas, já que tive trombose venosa profunda nas duas. Fico no aguardo. Desde já muuto obrigada pela atenção.
Boa noite tive trombose na perna no dia 37 de outubro, e estou em tratamento c xarelto de 20mg, gostaria de saber se já posso voltar a malhar.
Oi boa noite me chamo Daysa estou fazendo tratamento de trombose posso fazer exercícios em casa e tomar creatina
é bom fazer eletroestimulação para prevenir trombose?
Tenho quadro de trombose, posso fazer jump, e musculação com menos carga? No momento não posso fazer cirurgia🤦🏿♀️
Olá boa tarde!
A exatamente 4 anos atrás tive trombose venosa o ombro esquerdo, fiz o tratamento todo tomando xarelto e repouso, hoje levo uma vida normal, mas passei ultimamente em dois cardiologista e eles não me deixou fazer exercícios como musculação, será que tem algo que posso interferir ?
Eu tive trombose pos parto ha 4 anos ainda me tratei com anticoagulante e nesse periodo fiz ultrasom e o medico disse que ja não tinha mas que eu estava bem esse tempo todo sempre usei a meia mesmo não sentindo nada até hoje eu uso,ai agora depois de 4 anos resolvi fazer academia mas estou sem saber se tenho que treinar com a meia ou não e se posso treinar perna pegar pesado
Boa tarde
Tiver trombose a uns dois anos atrás, gostaria de saber se posso estar fazendo atividade física , como: subir um pico (morro), sendo pesado.
Boa tarde
Tiver trombo se a uns dois anos atrás, gostaria de saber se posso estar fazendo atividade física , como: subir um pico (morro), sendo pesado.
Tive trombose que acometeu minha perna direita inteira até a virilha, foi muito difícil me recuperar, mas hoje, depois de 10 anos, faço musculação e me sinto muito bem… Obrigada pelo post!