Confira dicas para melhorar seu desempenho em treinos longos

Para correr uma meia maratona em 2 horas, você precisa de dedicação, paciência e um treino de campeão. Especialistas mostram como chegar lá!

Não basta ter uma boa planilha para correr 21 km: se você quiser mesmo acabar uma meia maratona em menos de duas horas, precisa ir além do óbvio. É necessário se entregar aos treinos de base, ter disciplina e disposição para alguns perrengues e até decepções.

“Para correr 21 km em menos de duas horas é preciso ter paciência para fazer muitas meias maratonas ruins. Só assim para entender que o segredo está no treinamento, não na medalha”, diz a professora de corrida Vanessa Branco, da Bodytech JK Iguatemi.

 

Como correr 21 km em 2 horas: o desafio!

A variação de treinos de corrida é essencial. “É preciso alternar treinos de força, volume e potência, assim como trabalhar fortalecimento específico, cadência da respiração e melhoria da técnica por meio dos educativos básicos”, resume Dinei Siqueira, educador físico da Bodytech Eldorado e coach da Seven Runners.

Quando o assunto são os treinos de corrida, o foco deve ser aumentar a quantidade de quilômetros que se corre durante a semana. “A base para que a prova se complete é que o indivíduo corra 60 quilômetros semanais, divididos em treinos curtos e longos, gradativamente”, comenta Vanessa.

Nos treinos de volume, Siqueira recomenda aumentar as distâncias de forma gradativa a cada 2 ou 3 semanas. Já nos treinos curtos, procure manter a cadência das passadas – afinal, não adianta dar o máximo de si no começo para quebrar no meio. Lembre-se: você enfrentará 21 km! O ritmo é diferente das provas mais curtas, de 5 km e 10 km.

 

Além da planilha para correr 21 km

Intercale os treinos de corrida com os de base – musculação, treinamento funcional e fortalecimento específico, o que inclui membros inferiores e demais músculos da região do quadril e abdômen.

“O fortalecimento ajudará o indivíduo a se tornar um corredor eficiente. As possibilidades de lesões diminuem drasticamente e por um período de tempo muito maior. Dessa forma, é fundamental que o plano de treinamento agregue não só os treinos de corrida, mas também treinos semanais de musculação”, orienta Branco.

Para não perder a prática de participar de provas, volte a percorrer competições de 5 km e 10 km. “Meia maratona não é algo que se faz o tempo todo, afinal, desgasta e exige treinamento e dedicação. Provas mais curtas, quando bem feitas, são muito eficazes para evoluir e chegar aos 21 km em menos de duas horas”, recomenda a professora.

Vale lembrar que seu corpo precisa relaxar. Por isso, sempre que possível, faça uma boa massagem e liberação miofascial ou nade de uma a duas vezes por semana em piscina aquecida. Meias de compressão também são recomendadas para recuperação pós-prática esportiva.

Por último, não deixe de cuidar da alimentação. Quando ela não é adequada, é comum que surjam problemas comuns entre os corredores, como mal-estar, náuseas, calafrios e até desmaios depois de uma corrida – situações que podem impedir que você diminua seu tempo e bata seus recordes.

“Estes sintomas são muitas vezes causados por uma alimentação e hidratação inadequadas, tanto para mais quanto para menos, e podem acabar com o plano de treino. Para evitar estas situações, você deve buscar um nutricionista que indique uma alimentação equilibrada e adequada ao tipo de treinamento empregado e aos objetivos”, aconselha Branco.

Para seu desempenho ser sempre campeão, invista em meias de compressão graduada UP Sigvaris, que podem ser adquiridas na nossa loja online. E, para ficar sempre por dentro do mundo da corrida, continue acompanhando nosso blog!

 

 

Deixar um comentário