Dicas simples para melhorar sua corrida
Fique por dentro de dicas e técnicas para reduzir o esforço em seus treinos
Correr é um dos esportes mais democráticos do mundo. Para participar, basta ter um bom par de calçados específicos e muita determinação para treinar. Porém, é preciso também cuidado, pois como qualquer outra atividade física, a corrida pode causar lesões e atrapalhar seu desempenho esportivo.
Se você tem o hábito de correr, é recomendado sempre ficar de olho se sua performance está sendo realizada da forma correta. Com isso, trazemos técnicas de corrida que podem te ajudar a aumentar o rendimento e ainda melhorar sua resistência corporal. Veja abaixo.
Ajuste de Postura
Sumário
Falar de postura pode parecer algo óbvio e dispensável, mas é um dos aspectos mais negligenciados durante os treinos. Vale lembrar que manter uma postura adequada durante a corrida impacta diretamente em como outras partes do seu corpo se comportam, como cabeça, ombro, tronco, braços, joelhos, pés e tornozelos. Por isso, atentar-se às partes do corpo é importante para correr melhor e também evitar dores ou lesões indesejadas, destacando também técnicas de respiração para correr. Eis o que você precisa prestar atenção:
- Cabeça: a posição da cabeça durante a corrida é importante para manter o alinhamento do tronco. Por isso, mantenha a cabeça erguida na linha do horizonte enquanto corre.
- Ombros: assim como a cabeça, os ombros têm junção com o tronco e ajudam no alinhamento da postura. É importante não os deixar enrijecidos, tampouco muito soltos. Devem acompanhar o movimento dos braços para que a corrida tenha fluidez.
- Tronco: é um dos principais aspectos de atenção durante os treinos. O ideal é deixá-lo ereto. Para isso, estufe o peito ou deixe o tronco ligeiramente inclinado para a frente, de modo que você aproveite um pouco a aerodinâmica.
- Braços: balançar os braços, colocar peso e aumentar a velocidade impactam diretamente na performance. Manter os braços em paralelo junto aos cotovelos flexionados em 90º (movimento em cíclico de pêndulo alterado) é importante para o equilíbrio dos músculos e até mesmo controle da respiração, além de ajustar a postura.
- Joelhos: é importante flexionar levemente os joelhos ao aterrissar os pés no chão, para que não ocorra um deslocamento da patela e outras condições nada agradáveis, como torções.
- Pés e tornozelos: A maneira como seus pés aterrissam no solo também interfere em seu desempenho e evita lesões. O ideal é pisar com a parte frontal dos pés e não com o calcanhar. Assim, você distribui o impacto da pisada no solado e faz um movimento mais natural.
Correção das passadas
Cada corredor possui um ritmo de passada diferente do outro. É comum também achar que uma passada mais larga, com mais amplitude, signifique mais desempenho esportivo. Porém, estudos recentes defendem que o ideal para diminuir lesões e melhorar a corrida é ter uma passada curta, mas com alta cadência. Ou seja, diminuir o tempo de contato dos pés com o solo.
Outro ponto de destaque durante a corrida é a potência de cada passada. O impulso que você exerce sobre o solo pode projetar alguns centímetros a mais ou a menos na corrida, melhorando o tempo e a evolução em cada prova. Por isso, é importante atentar-se as técnicas para começar a correr.
Aposte na Meia de Compressão Graduada
Você já deve ter visto pessoas com os famosos “meiões” durante uma corrida. Essas meias são utilizadas antes, durante e após um treino ou prova – a meia de compressão graduada ajuda na circulação do sangue, evitando a formação de vasinhos e varizes, e compressão dos músculos para que você não sofra lesões durante as atividades físicas. Além, claro, de diminuir a sensação de cansaço e o peso das panturrilhas durante as corridas.
A meia de compressão graduada possui fibras elásticas de alta tecnologia e funcionam como um tipo de contenção, evitando que os músculos vibrem demais, ajudando a melhorar sua performance diária.
Preparado para correr melhor? Com a Meia de compressão graduada você garante o controle da vibração de seus músculos e reduz a fadiga dos seus treinos. Visite nossa loja.
Confira com detalhes no Infográfico: