CANELITE (SÍNDROME DO ESTRESSE TIBIAL MEDIAL)
A síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia é popularmente conhecida como “canelite”. Ao se exercitar com caminhadas e corridas, seu corpo está se adaptando ao estilo de vida mais ativo. Podem então surgir dores na região da canela após o início ou com a intensificação de atividades físicas.
Acompanhe o conteúdo que o Blog Sigvaris preparou com informações sobre o que é canelite, como tratar canelite, exercícios para canelite e previna-se.
O QUE É CANELITE?
Sumário
Afinal, o que é canelite? Essa síndrome é uma inflamação do osso da canela, a tíbia, ou mesmo dos tendões e músculos que estão inseridos nesse osso. Geralmente, o primeiro sintoma que caracteriza a canelite é a dor na canela, principalmente durante atividades físicas.
CANELITE – SINTOMAS
Como já dito, o principal sintoma da canelite são dores na canela, principalmente na face interna da perna. Em alguns casos, a canelite pode provocar inchaço e sensibilidade ao toque, por isso, algumas pessoas se sentem desconfortáveis até para se vestir.
Esses sintomas se devem geralmente pelo uso de calçados inadequados, corridas em terreno irregular, excesso de exercícios para a perna, pisada errada, fatores genéticos, falta de alongamento, entre outros. Ou seja, gera um estresse na estrutura da canela, geralmente decorrente de exercícios físicos de repetição envolvendo as pernas.
CANELITE – TRATAMENTO
O tratamento adequado para a canelite começa pelos cuidados na hora de praticar as atividades físicas, e após com o uso de anti-inflamatórios (se necessário), fisioterapia e repouso. Aliás, o repouso é a principal recomendação. No entanto, é de suma importância procurar ajuda de um médico ortopedista ou médico do esporte se as dores na canela persistirem com a prática da atividade física.
CANELITE – PREVENÇÃO
Realizar atividade física com orientação de um profissional é o meio mais eficaz para prevenir a canelite, pois o volume e a intensidade do exercício são o que podem causar a síndrome. Comece devagar, alongue-se e se aqueça antes da atividade física.
Outro ponto é a pisada errada que pode afetar diretamente a saúde da canela, já que ela vai levar uma carga desproporcional à região. Por isso é tão importante a escolha do tênis ideal para a atividade física que você vai realizar.
Para intensificar a prevenção, o uso da meia de compressão esportiva durante a prática de atividades físicas e no pós-treino auxilia na redução dos sintomas. Isso porque a compressão graduada acelera a velocidade do fluxo sanguíneo e aumenta a oxigenação do tecido muscular. Além disso, mantém as fibras musculares unidas e, com isso, reduz a vibração muscular, diminui o impacto e ajuda na prevenção dos sintomas da canelite. Sem contar, que a SIGVARIS GROUP possui modelos de meias de compressão e canelitos de compressão para a redução do impacto em corridas e pós-treino, a UP 17, e para corridas de média e alta intensidade, a UP 25. Confira as opções de meias de compressão na loja virtual da SIGVARIS GROUP e previna a canelite.
Artigos Recomendados:
Antes de comprar sua meia de compressão graduada, saiba que a numeração é dada por duas medidas: Tamanho do pé – esta medida equivale ao quanto você calça. O número varia entre os países e, muita...
As meias de compressão estimulam a circulação sanguínea das pernas, prevenindo dores e inchaços. Elas são grandes aliadas para quem passa muitas horas em pé ou sentado, em viagens longas, na prática ...
Em 2020 todos foram surpreendidos pela pandemia causada pelo vírus COVID-19. Em diversas áreas da nossa vida tivemos que adotar novos hábitos, entre eles o uso de máscaras de proteção. Pensando na seg...