prova-de-revezamento

CORRIDA DE REVEZAMENTO EXIGE DEDICAÇÃO E ÓTIMO ASTRAL

Saiba por que a Volta à Ilha de Florianópolis é uma das preferidas dos atletas que curtem provas em equipe

Florianópolis é o cenário escolhido por muitos corredores de São Paulo e do Rio de Janeiro em abril. Nele acontece a Volta à Ilha, prova de revezamento com um total de 140 km. A competição dura o dia inteiro. E as equipes de atletas amadores normalmente completam o percurso entre 11 a 14 horas.

“O visual é incrível e a essência desse tipo de prova para amadores deve ser a diversão, a interação saudável com os colegas de equipe e com a natureza”, diz o treinador David Obata, da assessoria esportiva Personal Life, que há mais de 15 anos leva seus corredores para o evento. Veja as principais recomendações do técnico para despertar em você a vontade de participar da próxima edição.

Clima de prova de aventura

Engana-se quem acha que cada um dos 18 trechos da prova é uma prova curta de corrida de rua. Os terrenos mudam bastante – asfalto, terra, trilha irregular, dunas e praias de areia fofa ou batida. A altimetria também varia muito.

Como se preparar?

Se não der para simular corrida nesses diversos terrenos, dos três treinos semanais, dedique pelo menos um deles em ruas íngremes e com bastante variação de inclinação. Realize exercícios extras funcionais para melhorar seu equilíbrio, resistência e consciência corporal. Isso será fundamental para o bom desempenho em solo irregular.

Correr com o corpo e com a mente

Como a prova dura o dia inteiro, é natural que o cansaço físico e mental aconteça em algum momento. Também aparecem imprevistos, não apenas ligados à logística da corrida. Uma ligação pessoal, uma noite mal dormida etc interfere na dinâmica dentro do veículo, que transporta os demais atletas de um ponto a outro.

Como se preparar?

Converse com outros corredores que já fizeram a prova e saiba dos ‘perrengues’ que cada um passou. Procure dormir cedo na véspera porque uma boa noite de sono é meio caminho para um comportamento positivo no dia seguinte. Espírito de equipe, nesta prova, é essencial. Ajude agora para ser ajudado daqui duas horas. Pequenas gentilezas como lembrar um amigo de se hidratar antes de correr faz toda a diferença no humor do grupo.

revezamento

Comer e beber sempre

A maior parte das equipes amadoras larga ainda de madrugada, antes do sol despontar. Portanto, aquela referência de almoço ao meio-dia não vale. Se o café da manhã aconteceu às 4h da manhã, perto das 10h já está mais do que na hora da segunda refeição principal. Sem alimentação e hidratação adequadas, não apenas o corpo deixa de render, como o lado emocional também sofre. Lanches e suplementos valem ser ingeridos a qualquer momento, assim como água.

Como se preparar?

Combine no início da prova com seus amigos que todos devem lembrar uns aos outros sobre a alimentação, a hidratação e o descanso. Não inventem comidas e lanches diferentes dos usuais. Pense que os produtos estarão o dia inteiro dentro do carro – mesmo que num recipiente térmico. Treine algumas vezes com água pois não há postos entre os pontos de largada e chegada de cada trecho. Veja como se sente mais confortável, com garrafinha, copinho, mochila etc.

Entre um treino e outro, recuperação muscular

Muitos corredores fazem mais de um trecho da prova. E o intervalo entre eles pode ser de algumas horas. Assim, programe-se para descansar nesse período, dentro do carro mesmo. Se der para colocar as pernas para cima e massageá-las, melhor ainda. Um recurso excelente é o uso de meias de compressão graduada. Elas aceleram o processo de recuperação, principalmente se o primeiro trecho exigia muito da panturrilha.

Como se preparar?

Use a meia de compressão graduada em alguns treinos mais duros e intensos. Também coloque-as depois da corrida, em casa, quando estiver descansando. Seu corpo deve estar adaptado a esse acessório para que isso não seja uma nova experiência em um dia já tão cheio de novidades.

Se você vai participar da 23ª edição da Volta à Ilha, agora dia 7 de abril, não esqueça de colocar a meia de compressão graduada na mala. A Sigvaris UP tem dois produtos indicados tanto para os trechos que você vai fazer como para os intervalos de descanso – conheça aqui a UP17 e a UP25.

Deixar um comentário