LESÕES NO JOELHO DURANTE EXERCÍCIOS – 9 DICAS DE COMO PREVENIR?
Prevenir lesões é tão importante para o seu bem-estar e sua saúde quanto cuidar do corpo, afinal, não é possível praticar exercícios com dores e com algum machucado, não é mesmo? Por isso, o ideal é identificar os sinais que seu corpo dá durante as atividades físicas.
Os joelhos são articulações que de fato são protagonistas nas práticas de esportes e podem ocorrer lesões por diversas causas. Entenda como evitar desconfortos durante o treino e quais as recomendações e dicas do Blog Sigvaris que podem ajudar a reduzir o número e a gravidade das lesão no joelho.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS LESÕES NO JOELHO?
Sumário
Podem existir causas diversas que vão desde o levantamento de pesos nos exercícios de forma errada, falta de flexibilidade, uso inadequado de sapatos, falta de aquecimento nos exercícios ou até lesões relacionadas a prática de algum esporte que pode ter ocorrido anteriormente.
Geralmente pessoas sem condicionamento físico ou acima do peso, com fraqueza muscular, que realizam exercícios de alto impacto de forma inadequada com o objetivo de tentar perder peso ou manter a forma física em pouco tempo, têm uma tendência maior de ter lesão no joelho.
As mulheres têm uma tendência maior de provocar essas lesões no joelho do que os homens por conta da anatomia corporal, que aumenta uma postura conhecida como valgo dinâmico, padrão no qual os joelhos caem para dentro, quase encostando um no outro.
COMO EVITAR LESÕES NO JOELHO?
Fortalecimento muscular, postura e execução correta dos movimentos entram no combo em defesa dos joelhos. Até a escolha do calçado faz diferença. Mas a medida básica – e talvez a mais importante – é não treinar mais do que o seu corpo suporta e perceber os sinais que ele dá. Algumas precauções podem ser tomadas:
1- Se doer, não force mais. Primeiro, identifique de onde veio a dor e sua intensidade, se foi uma pequena contração, alongue-se. Se parecer mais sério, não se arrisque mais e visite um especialista.
2- Use tênis apropriados. Cada modalidade de exercício pede um tipo de tênis diferente. Se você faz corridas, escolha os modelos com um bom amortecimento, se for jogar futebol, opte por um tênis com mais sustentação e assim por diante.
3- Alongue antes e depois do exercício. Com uma melhor flexibilidade na panturrilha, músculos e quadril você pode evitar lesão no joelho.
4- Beba bastante água. Essa dica é clichê, mas é importante você saber que manter-se hidratado é fundamental para manter nutrientes indispensáveis na corrente sanguínea durante a malhação e para eliminar o dióxido de carbono por meio da respiração.
5- Consulte seu médico e personal. Não se engane, é indispensável buscar orientação profissional antes de começar qualquer exercício.
6- Repouse após os exercícios. Respire e deixe o corpo esfriar. Vá desacelerando até que sua respiração e sua frequência cardíaca tenham voltado ao normal.
7- Evite exercícios de alto impacto. Exercícios que exigem muita força, como flexões, agachamentos e corrida, exigem muito dos joelhos. Se for fazer esse tipo de atividade, não esqueça de se alongar e de estar com o calçado ideal.
8- Mantenha um peso ideal. Quanto maior o seu peso, maior será a pressão nos joelhos.
9- Use meia de compressão durante as atividades físicas. Elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço, melhora a oxigenação e a nutrição muscular, promovendo o aumento do fluxo sanguíneo e diminui o acúmulo de ácido láctico. Sendo assim, otimiza a execução do movimento e, consequentemente, evita lesão no joelho e melhora o rendimento durante a atividade física.
MEIAS DE COMPRESSÃO SIGVARIS AJUDAM A EVITAR LESÕES NO JOELHO
Com ações simples, como manter um peso adequado, se exercitar de forma correta, evitar esportes ou atividades de alto risco ou utilizar os melhores sapatos para cada uma das atividades você pode evitar as lesões nos joelhos.
Experimente usar as Meias de Compressão Sigvaris UP 25 e também os Canelitos de Compressão UP 25 da linha Esportiva da SIGVARIS GROUP. Eles ajudarão a reduzir os espasmos, promover o relaxamento muscular e acelerar a regeneração das fibras musculares após treinos intensos, reduzindo as dores que surgem depois do treinamento e evitando lesões.