Ginástica laboral no home office
Movimentar o corpo durante a jornada de trabalho é essencial para manter a produtividade, concentração e o foco, evitando fadiga ou esgotamento. Na situação em que é preciso trabalhar em casa, tirar um momento do dia para a atividade física ao longo do expediente se tornou ainda mais fundamental. A ginástica laboral é uma ferramenta que pode ajudar aquelas pessoas que trabalham remotamente.
Afinal, durante o home office, diversos profissionais estão passando longos períodos sentados em frente ao computador sem fazer pausas. O trabalho ininterrupto provoca diversas consequências emocionais e físicas. Portanto, a ginástica laboral se apresenta como um meio de aliviar dores, tensão, sobrecarga do corpo, soltar as articulações, entre outros fatores.
Sumário
- 1
- 2 O QUE É GINÁSTICA LABORAL?
- 3 TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL
- 4 BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL
- 5
- 6 EXERCÍCIOS DE GINÁSTICA LABORAL MEMBROS INFERIORES
- 7 Tênis para corrida: Saiba o que um tênis ideal para treinos precisa ter
- 8 SAIBA O QUE LEVAR E O QUE NÃO LEVAR NA SUA BAGAGEM DE MÃO
- 9 Quais os principais termos técnicos de corrida?
O QUE É GINÁSTICA LABORAL?
A ginástica laboral em empresas é uma metodologia utilizada no combate à dor provocada pelo excesso de tempo sentado, além de aliviar tensões causadas por má postura corporal e fadiga muscular. Envolve uma série de exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, incluindo métodos de respiração, alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores. Durante a prática da atividade, o objetivo é trabalhar a reeducação de postura, percepção corporal e compensação muscular.
Além disso, a ginástica laboral também auxilia na preservação da saúde mental, melhorando o foco, concentração, reduzindo o estresse e aumentando o bem-estar durante o trabalho. De modo geral, a ginástica laboral proporciona melhorias das condições físicas e emocionais, amenizando os males causados por esforço repetitivo.
TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL
Com cargas horárias extensas e muitas demandas a serem entregues, o colaborador pode ficar exposto a alguns riscos ergonômicos. Existem algumas modalidades na prática de ginástica laboral que visam diminuir os impactos prejudiciais ao trabalhador.
- Ginástica laboral preparatória: esta é realizada para iniciar a jornada de trabalho. O objetivo é alongar os músculos que serão mais acionados ao longo do dia, elevando a circulação sanguínea e também a capacidade de concentração. Aquece os músculos e acelera os batimentos cardíacos, proporcionando mais energia.
- Ginástica laboral compensatória: esta consiste em uma pausa durante o trabalho, interrompendo a monotonia operacional. Compensa os esforços repetitivos que as funções exigem, restaura os músculos, corrige a postura e oferece mais disposição até o encerramento da jornada.
- Ginástica laboral de relaxamento: ao término da jornada de trabalho, a ginástica de relaxamento é realizada para oxigenar os músculos, evitando o acúmulo de ácido lático. Reduz o ritmo de trabalho, os níveis de estresse e o esgotamento, aumentando a sensação de bem-estar.
Ginástica laboral preventiva: utilizando exercícios aeróbicos e anaeróbicos, melhora a resistência cardiovascular e respiratória, pois as atividades dessa modalidade elevam a capacidade de transporte de oxigênio, proporcionando mais energia ao corpo, condicionamento físico e coordenação.
BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL
Além de permitir que o colaborador faça uma pausa durante a longa jornada de trabalho, a ginástica laboral no home office proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental do funcionário. A redução do estresse, prevenção de lesões, combate ao sedentarismo, minimiza a sensação de fadiga, promove relaxamento dos músculos, aumenta o foco e, consequentemente, eleva os níveis de produtividade e desempenho. Estes são apenas alguns dos benefícios que a prática da ginástica laboral pode oferecer aos colaboradores que precisam trabalhar remotamente.
EXERCÍCIOS DE GINÁSTICA LABORAL MEMBROS INFERIORES
Para alcançar todos os benefícios que a ginástica laboral pode proporcionar na sua rotina e trabalhar os membros inferiores, existem algumas opções de exercícios especificamente para quadril, pernas, joelhos, panturrilhas, tornozelos e pés.
Para dar uma atenção especial às pernas, os exercícios para melhorar a circulação sanguínea e de alongamento são bem simples de realizar. Eleve as pernas até ficarem paralelas ao chão e estique a ponta dos pés, alongando o peito do pé. Após esse processo, aponte os dedos em sua direção, deixando o calcanhar se projetar para frente. É possível fazer algumas repetições desses movimentos sempre alternando os pés ou mantendo-os juntos.
Para estimular os músculos da panturrilha, você também pode fazer uma elevação dos membros inferiores ficando nas pontas dos pés. Permaneça nesta postura por cerca de 15 segundos e volte para a posição inicial, com os calcanhares no chão. Repita este movimento 5 vezes.
Os exercícios para membros inferiores feitos por meio da ginástica laboral diminuem as inflamações, tensões musculares e traumas, auxiliando na produtividade e na qualidade de vida de qualquer colaborador trabalhando remotamente.
Para intensificar os resultados positivos e melhorar a circulação sanguínea é recomendado utilizar a meia de compressão. A Sigvaris possui a meia de suave compressão Hobby, ideal para aliviar os sintomas de dor e cansaço nas pernas, inchaço nos pés e tornozelos. Você pode usá-la enquanto trabalha, pois a meia de compressão é perfeita para aqueles que passam longos períodos sentados. Com ela, você melhora a ação da musculatura que, ao contrair, comprime as veias e impulsionam o sangue para cima, prevenindo a sensação de pernas pesadas.