TUDO SOBRE AS OLIMPÍADAS DE INVERNO!

As Olimpíadas de Inverno tiveram início em 1924, sendo um evento mais recente do que os Jogos Olímpicos de Verão. A disputa acontece a cada quatro anos nos intervalos dos Jogos Olímpicos de Verão. Sendo assim, a cada dois anos há uma edição de jogos olímpicos, divididos entre verão e inverno. A grande diferença entre esses dois eventos é sobre as modalidades que existem em cada um deles.

 

Enquanto os Jogos de Verão englobam diversas modalidades e de diferentes segmentos, os Jogos Olímpicos de Inverno incluem modalidades de esportes que acontecem somente no gelo ou na neve. Se você ficou interessado no assunto e gostaria de ler mais sobre as Olimpíadas, continue a leitura do Blog Sigvaris.

 

ONDE VAI SER AS OLIMPÍADAS DE INVERNO 2022?

 

Os Jogos Olímpicos de Inverno já foram realizados em mais de 11 países, incluindo Estados Unidos, França, Noruega, Áustria, Japão, Itália, Suíça, Alemanha, Iugoslávia, Canadá e Rússia.  Em 2018, a China e a Coreia do Sul decidiram ingressar na lista dos países para sediar o evento. Por isso, a edição de 2022 foi realizada em Pequim, na China.

 

QUAIS SÃO AS MODALIDADES DAS OLIMPÍADAS DE INVERNO?

 

Os Jogos Olímpicos de Inverno possuem, até o momento, 15 diferentes modalidades. Confira:

 

  • Biatlo: combinação de dois esportes diferentes, o esqui cross country com circuitos desafiadores e o tiro ao alvo com rifles.

 

  • Bobsled:  também conhecida como a “Fórmula 1 do Gelo”, é um dos esportes mais tradicionais das Olimpíadas de Inverno. As disputas são realizadas em pistas de gelo artificial, onde os competidores descem com os seus trenós em alta velocidade. Antigamente essa modalidade só era competida por homens; em 2002 esse cenário mudou e as mulheres também podem competir.

 

  • Combinado nórdico:  consiste em uma competição de salto de esqui e, em seguida, uma corrida de esqui cross country. O esquiador que tiver o melhor salto começa na frente na largada, podendo ditar o ritmo dos demais. O primeiro que cruzar a linha de chegada ganha a medalha de ouro.

 

  • Curling: é um esporte coletivo entre duas equipes. Os times devem fazer o revezamento para lançar as pedras de granito em direção a um alvo que fica no fim da  pista. Após o lançamento, os jogadores usam uma “vassoura” para “limpar” a pista de gelo, onde irá reduzir o atrito e influenciar diretamente na trajetória da pedra de granito. Por isso, é preciso pensar em uma melhor estratégia para acertar o alvo e impedir que o adversário tire suas pedras do caminho.

 

  • Esqui alpino: é uma das principais modalidades que contém mais de 11 disputas ( que se dividem em 5 para homens, 5 para mulheres e uma mista) que envolvem velocidade e técnica. As provas são divididas entre downhill, slalom, slalom gigante, super-G, combinado e slalom paralelo (equipes mistas).

 

  • Esqui Cross Country: essa modalidade faz parte do biatlo e do combinado nórdico. O esporte engloba 12 disputas distintas, que dividem 6 para homens e 6 para mulheres. Há um revezamento em equipe com partes individuais e eventos que alternam entre as diferentes técnicas de esqui que são: a clássica e o estilo livre.

 

  • Esqui estilo livre: contém diferentes obstáculos e requer muita habilidade para realizar os saltos e manobras da escolha do atleta.

 

  • Saltos de esqui: essa competição consiste em “voar” o mais alto possível, depois do atleta sair do portão de entrada e descer uma grande rampa que se chama in-run.

 

  • Hóquei sobre o gelo: é uma disputa entre duas equipes formadas por três atacantes, dois defensores e um goleiro. Os jogadores usam os tacos para acertar o disco no gol do adversário.

 

  • Luge:  os participantes ficam deitados de costas em uma espécie de trenó sem freios e deslizam por uma pista gelada em alta velocidade, podendo chegar a 140 km/h. São disputas individuais no masculino e feminino, além de eventos de duplas mistas e revezamento de equipes mistas.

 

  • Patinação artística: é uma das modalidades mais antigas das Olimpíadas de Inverno e acontece de forma individual  ou em dupla.

 

  • Patinação de velocidade: acontece em pistas longas com corridas velozes disputadas de forma individual ou em equipes.

 

  • Patinação em pista: é semelhante a patinação de velocidade, porém é realizada em um circuito reduzido. As provas podem incluir corridas de 500 metros, 1.000 metros, 1.500 metros, além do revezamento de 5.000 metros para os homens e 3.000 metros para as mulheres.

 

  • Skeleton: os atletas ficam deitados de bruços em um pequeno trenó com a cabeça para frente e encaram o circuito de gelo na maior velocidade. O controle é feito através do próprio corpo, já que esses trenós não possuem nenhum freio ou mecanismo de direção.

 

  • Snowboard: é um esporte clássico que envolve competições de slalom gigante paralelo, snowboard cross, halfpipe, slopestyle e big air.

 

 

PREPARAÇÃO FÍSICA DOS ATLETAS PARA AS OLIMPÍADAS DE INVERNO

 

As baixas temperaturas aumentam as chances de uma lesão, caso não haja um bom aquecimento muscular. Por isso, como em qualquer esporte, a pré-preparação de um atleta de inverno deve ser intensa. Um produto muito utilizado pelos atletas e  por pessoas que praticam atividades físicas são as meias de compressão.

Elas ajudam a diminuir a fadiga muscular e melhoram a circulação sanguínea. Durante os exercícios, pode ser utilizada a meia de compressão UP25 ou o canelito de compressão UP25. Após os treinos, pode utilizar a meia de compressão UP17 ou o canelito de compressão UP17,  ajudando a alcançar um melhor desempenho nos próximos treinos. Acesse o site da Sigvaris e confira todas as opções.

 

Conheça mais sobre as meias de compressão de Sigvaris.

 

Deixar um comentário