Entenda o que o overtraining e como evitar.

OVERTRAINING: SAIBA O QUE É, AS CAUSAS E COMO EVITAR

Ter hábitos saudáveis traz qualidade de vida e proporciona benefícios tanto para a nossa saúde física, quanto para a nossa saúde mental. Isso porque, os exercícios podem proporcionar mais disposição para a realização das tarefas diárias, como também ajudam a atingir os objetivos estéticos. Lembrando que, é sempre necessário respeitarmos os nossos limites e não agir de forma excessiva ao praticar os exercícios.

 

Ter um estilo de vida saudável, cuidar do corpo e saúde são excelentes, mas é necessário respeitar a quantidade de esforço físico e do desempenho que iremos desenvolver durante a prática. O excesso de exercícios podem ser prejudiciais a nossa saúde e como consequência, acarretar um overtraining. Se você ficou interessado em saber mais sobre overtraining, como o que é, quais são os sintomas, como evitar entre outros fatores, continue a leitura do blog Sigvaris e saiba mais.

 

 Saiba mais sobre overtraining e quais os sintomas.

 

O QUE É OVERTRAINING?

 

O overtraining é uma síndrome caracterizada pelo excesso de exercícios físicos. Quando não respeitamos os nossos limites e realizamos mais do que o nosso corpo possa aguentar, podem gerar consequências inversas do que o esperado. As consequências podem ser a diminuição dos rendimentos durante os treinos, além dos sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e psicológicos. Consequentemente, é algo que pode deixar de ser saudável, prejudicando diretamente outras áreas da nossa vida. 

 

Portanto, até na busca de uma vida saudável é necessário que tenhamos equilíbrio. A busca por um corpo saudável, ou para ter um corpo que sempre sonhou, não pode ocasionar uma sobrecarga e não deve ultrapassar o nível de intensidade. Por isso, sempre tente dosar a quantidade de exercícios físicos e tenha sempre momentos de descanso, para evitar que apareça o overtraining.

QUAIS SÃO AS CAUSAS PARA TER OVERTRAINING?

 

O que pode causar o overtraining ainda é desconhecido, mas acredita-se que está relacionado há uma predisposição individual ligado diretamente com as motivações subjetivas que levam o indivíduo a treinar e que fazem parte do processo de desenvolvimento da doença. Por exemplo, um atleta que está próximo de uma competição, aumenta excessivamente os treinos sem permitir que o seu corpo tenha um tempo adequado de recuperação. Por conta disso, podem desencadear os processos químicos e fisiológicos que caracterizam o overtraining. 

 

Outro exemplo, seria a motivação de uma pessoa que ao exercitar-se com frequência e ao mudar essa constância, começa a sentir falta das reações químicas que ocorrem durante as atividades físicas e acaba não permitindo que o corpo tenha o descanso, gerando a famosa a abstinência. Ou seja, é preciso entender os motivos que te levam a prática de exercícios e não deixar que esse motivos ultrapassem todos os limites e deixando que vire uma doença como a overtraining.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE OVERTRAINING?

 

Para compreender um pouco mais do overtraining, vamos entender quais são os sintomas que essa doença pode apresentar, como:

  • Perda do condicionamento físico: um dos primeiros sintomas caracterizado por essa síndrome, é a perda do condicionamento físico. É muito comum que na maioria dos casos, as pessoas apresentem uma dificuldade em realizar alguns movimentos que antes eram muito comuns em sua rotina.


  • Dores musculares persistentes: as dores musculares podem ser outra consequência bastante frequente nessa síndrome. Isso porque, ao fazer os treinos em excesso, sem proporcionar nenhum descanso ao seu organismo, o corpo tentará sinalizar de alguma forma que é necessário ter momentos de repouso, a dor muscular pode se tornar um desses sinais.


  • Sensação constante de fadiga: da mesma forma que pode haver uma diminuição no condicionamento físico, é bastante comum que venha um cansaço frequente durante a rotina de atividade físicas. Quando o quadro é agravado, você se sente cansado, antes mesmo de iniciar os exercícios.


  • Elevação da frequência cardíaca mesmo em repouso: sabemos que durante as atividades físicas, é normal que haja um aumento na frequência cardíaca. Levando em consideração que o corpo precisa que essa frequência seja elevada, em decorrência da quantidade de sangue que estará circulando para manter o organismo ativo. Mas, se há esse aumento na frequência cardíaca quando se está em repouso, pode ser a indicação que está acontecendo algum problema. 


  • Diminuição da resistência imunológica: outra consequência que pode indicar o overtraining é a queda da sua resistência imunológica. A rotina intensa de atividades físicas, podem provocar uma quebra na barreira imunológica, facilitando a entrada de vírus e bactérias no organismo.


  • Variação de humor: essa também pode ser uma consequência do overtraining. O treino constante pode prejudicar não só a sua saúde física, como também a sua saúde mental. Isso acontece porque, quando você pratica em excesso os exercícios físicos, o organismo entende que você precisa produzir mais cortisol para se manter sempre ativo. Esse hormônio é responsável pela elevação de estresse e ansiedade, provocando alterações no humor.

 

COMO EVITAR UM OVERTRAINING?

 

Sabendo de todos os sintomas e consequências que o overtraining pode causar a você, vamos às informações referente a como evitar o desenvolvimento dessa síndrome. O fator principal é que qualquer treino que você venha fazer, é preciso ter um acompanhamento de um profissional. Os treinos não devem se tornar algo excessivo e nem ter as motivações erradas. 

 

Além disso, os treinos não devem ser o foco principal, qualquer objetivo que você queira alcançar é necessário que tenha um planejamento feito juntamente com os profissionais de cada área. No planejamento é incluído uma boa alimentação, profissionais de qualidade, períodos de descanso e sempre realizar alongamentos após os exercícios. Lembre-se que cada objetivo deve ser alcançado dentro dos limites que o seu corpo suporta. 

 

COMO TRATAR O OVERTRAINING?

 

O tratamento de overtraining é voltado basicamente para o repouso, sendo necessário que o corpo se recupere de forma adequada. Para que a recuperação seja efetiva, é preciso que o repouso seja associado a uma alimentação balanceada, rica em proteínas, minerais, vitaminas e fibras, bem como uma hidratação adequada. Os profissionais que poderão te ajudar de forma efetiva são: treinadores, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e psicólogos.

 

Quando o corpo estiver se recuperando, os músculos estarão mais preparados para reiniciar a rotina de exercícios, porém, de forma equilibrada. É preciso dar o tempo necessário para recuperação após as atividades, com carga e intensidade adequados. É importante também, que durante as atividades, os treinadores estejam sempre atentos aos sinais de overtraining para evitar o retorno dessa síndrome.

 

QUANTO TEMPO PARA SE RECUPERAR DE OVERTRAINING?

 

O tempo de recuperação pode depender de pessoa para pessoa, mas habitualmente são necessárias de duas a quatro semanas de afastamento dos treinos para a recuperação total do overtraining.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TREINO FORTE E OVERTRAINING?

 

Existe uma grande diferença entre treino forte e overtraining. O treino forte, por exemplo, é aquele em que o atleta se sente disposto e motivado para ir treinar, consegue fazer tudo que o treinador propõe e quando finaliza se sente bem. Enquanto o overtraining, o atleta não sente muita vontade de treinar, além disso, o corpo sinaliza isso já no aquecimento e na maioria das vezes não consegue nem completar a parte principal do treino.

 

Diante disso, é muito importante sempre ter um acompanhamento de profissionais competentes e que consigam te instruir da melhor forma possível. Conheça as meias de compressão e canelitos de compressão que são produtos que podem te auxiliar na recuperação de um overtraining. Acesse o site e confira mais informações sobre as meias de compressão UP17, canelitos de compressão UP 17, meias de compressão UP 25 e canelitos de compressão UP 25.

Deixar um comentário