Saiba os benefícios que o treinamento funcional pode proporcionar na terceira idade.

Benefícios do treinamento funcional na terceira idade

Sabemos que com o passar do tempo nossos corpos podem apresentar algumas limitações. Portanto, é necessário ressaltar a importância da prática de atividades físicas na terceira idade. O treinamento funcional para idosos é um exemplo ótimo de como garantir uma melhor qualidade de vida e maior independência. 

A seguir abordaremos e nos aprofundaremos mais sobre o treinamento funcional, os benefícios que ele pode proporcionar para a terceira idade e quais são os exercícios executados nesta prática. Continue a leitura do Blog Sigvaris!

Saiba mais sobre quais são os tipos de exercícios realizados no treinamento funcional na terceira idade.
Saiba mais sobre quais são os tipos de exercícios realizados no treinamento funcional na terceira idade.

O objetivo do treinamento funcional na terceira idade

Durante o envelhecimento, a capacidade de funcionamento do corpo, especialmente a força muscular e a flexibilidade, diminuem significativamente. O objetivo do treinamento funcional é preparar o idoso para as atividades diárias retardando o envelhecimento e prevenindo lesões e doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabete, além de outros problemas que podem surgir na terceira idade

Os idosos sedentários são mais propensos a quedas com lesões graves e problemas cardiovasculares e precisam de atividades como o treinamento funcional para a terceira idade, que é composto por uma série de exercícios que repetem movimentos motores específicos, melhorando diretamente o equilíbrio, a força, a resistência, a coordenação, a velocidade e a flexibilidade.

Como é feito o treinamento funcional para idosos?

Os exercícios do treinamento funcional direcionado para os idosos pode ser realizado com acessórios como elásticos, cordas, cones, bancos, escadas, cadeiras e outros. O foco é que durante a prática os idosos realizem atividades bem semelhantes às atividades   que eles exercem na rotina. Assim, é possível notar a melhorado desempenho toda vez ao realizar essas mesmas atividades e melhorar a qualidade de vida.

Conheça os principais exercícios funcionais para a terceira idade

Existem diversos exercícios funcionais que os idosos podem executar e cada um deles trabalha um objetivo específico, como:

Membros superiores

Para os membros superiores os principais exercícios que podem ser executados são as remadas, puxadas, supinos e o desenvolvimento com halteres. Estas atividades são realizadas com contrações rápidas, proporcionando ganho de força e potência. Lembrando que qualquer exercício deve ter o acompanhamento de um profissional.

Tronco

Para o tronco os exercícios fundamentais são aqueles que possuem um foco maior na ativação dos músculos do abdômen, como as flexões e os exercícios que executam rotações feitas com o tronco.

Membros Inferiores

Os membros inferiores são os que mais sofrem desgastes devido ao envelhecimento, portanto, é de extrema importância realizar exercícios que ajudem a desenvolver a força dessa região. Ao fortalecer os músculos é possível evitar que os idosos sofram com problemas por conta da perda da funcionalidade desses membros. Alguns dos exercícios são os agachamentos, avanços, sentar e levantar, abduções e exercícios que fazem flexões de quadril. 

Equilíbrio

Existem exercícios no treinamento funcional para a terceira idade que tem como foco principal melhorar o equilíbrio. Eles são realizados em bases instáveis ou com apoio, onde a pessoa precisa se equilibrar sob os calcanhares fazendo dorsiflexão. Este exercício além de melhorar o equilíbrio, ajuda no fortalecimento dos músculos tibial anterior e tríceps sural.

Flexibilidade

Já para a flexibilidade, os exercícios são focados no aumento da amplitude dos movimentos, que depois de uma certa idade podem sofrer uma perda significativa. Os exercícios indicados  são os de alongamentos estáticos ou alongamentos dinâmicos, devendo ser realizados sempre após as atividades físicas.

Como as meias de compressão podem ajudar?

Além da fraqueza muscular, problemas circulatórios são muito comuns em pessoas idosas. A má circulação pode causar muitos problemas que afetam a saúde e o bem-estar. As meias de compressão aliadas à atividade física desempenham um papel importante  devido à capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo, entre muitos outros benefícios. 

Complemente o treinamento funcional para a terceira idade com as meias de compressão da SIGVARIS GROUP.
Complemente o treinamento funcional para a terceira idade com as meias de compressão da SIGVARIS GROUP.

Na SIGVARIS GROUP você encontra diferentes modelos, como a meia de compressão HOBBY e a meia de compressão esportiva UP. Acesse o site e saiba mais!

Deixar um comentário