Conheça os principais tipos de alongamento.

SAIBA MAIS SOBRE OS PRINCIPAIS TIPOS DE ALONGAMENTO

O alongamento é uma prática muito importante, tanto para quem pratica atividades físicas, quanto para quem ainda não pratica. Ele tem como principal objetivo diminuir a sobrecarga imposta nas articulações durante movimentos repetitivos feitos no dia a dia, além de ajudar a melhorar seu desempenho físico, flexibilidade, aumento na produção de serotonina, entre muitos outros benefícios.

Existem diversos tipos de alongamento, cada um com  benefícios e funções diferentes para o nosso corpo. Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura do blog Sigvaris.

Entenda a importância de incluir o alongamento na sua rotina diária.
Entenda a importância de incluir o alongamento na sua rotina diária.

ALONGAMENTO ESTÁTICO

Vamos começar pelo alongamento estático? Esse tipo de alongamento consiste basicamente em se manter na mesma posição durante um período de 20 a 30 segundos. Com isso, os músculos começam a produzir menos força, aumentando a tolerância mental em relação ao desconforto que você sentia antes da prática. A longo prazo, esse tipo de alongamento pode prevenir lesões durante as atividade físicas, ajudando a melhorar a flexibilidade e postura corporal.

 

O alongamento estático é muito indicado para pessoas que trabalham por muitas horas em uma mesma posição ou para pessoas que praticam atividades físicas, podendo ser feito antes ou após os exercícios. Segue um exemplo de alongamento estático:

  1. Fique em pé e mantenha uma posição reta;
  2. Deixe os ombros relaxados e os braços ao lado do corpo;
  3. Lentamente, faça movimentos circulares com os ombros por pelo menos 30 segundos para frente, 30 segundo para trás.

ALONGAMENTO PASSIVO

Assim como o alongamento estático, o alongamento passivo tem o objetivo de relaxar a musculatura e aumentar a flexibilidade. A grande diferença entre eles está na forma de realizar cada um deles. Enquanto o alongamento estático é feito apenas com o próprio corpo, o alongamento passivo é feito com o auxílio de outras pessoas ou de equipamentos externos que ajudam no controle da força aplicada.

 

O alongamento passivo é muito utilizado em centros de reabilitação por profissionais, com o auxílio, principalmente, de uma faixa elástica. Um exemplo de alongamento passivo, é o alongamento de peito com bola, que é feito da seguinte maneira:

  1. Você deve sentar-se na bola própria para exercícios e, lentamente, caminhar os pés para fora até que esteja deitado na bola com as costas totalmente apoiadas. 
  2. Após isso, basta relaxar os quadris e a cabeça na bola, com os braços relaxados também em direção ao chão, você vai sentir um alongamento profundo do peito e no core.
Saiba como fazer o alongamento passivo com bola.
Saiba como fazer o alongamento passivo com bola.

ALONGAMENTO DINÂMICO

Alongamento dinâmico é feito com movimentos corporais que começam mais lentos e confortáveis. Gradualmente vai aumentando o ritmo e a amplitude dos exercícios. Esse tipo de alongamento é perfeito para ser feito de pré-treino, pois ajuda a não forçar a musculatura de forma repentina.

Vale ressaltar que, mesmo que você não faça exercícios de alta performance, o alongamento dinâmico também é muito indicado antes de qualquer atividade diária, como: arrumar a casa, carregar compras, entre outras.

Um exemplo simples de alongamento dinâmico é o “avanço”, que é feito da seguinte forma:

  1. Dê um passo à frente com uma das pernas, dobrando o joelho até formar um ângulo de 90º. Volte à posição inicial e repita o movimento com a outra perna, alternando até completar as 10 repetições.
Saiba como fazer o alongamento dinâmico.
Saiba como fazer o alongamento dinâmico.

ALONGAMENTO ATIVO

O alongamento ativo é muito usado em alguns tipos de Yoga. Esse tipo de alongamento consiste basicamente em se segurar em uma mesma posição por meio da força da sua musculatura agonista, sem a necessidade de um auxílio de pessoas ou objetos. O músculo agonista é responsável pela realização de alguns movimentos.

Um exemplo de um alongamento ativo é:

  1. De pé, levante uma das pernas para trás da coxa;
  2. Segure nessa posição por pelo menos 15 segundos;
  3. Lembrando que, o joelho da perna alongada não deve ultrapassar a altura do joelho da perna que está apoiada no chão.
Saiba como fazer o alongamento ativo.
Saiba como fazer o alongamento ativo.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO CORPORAL?

A prática de se alongar constantemente tem um impacto muito positivo na nossa saúde como um todo. Além de ajudar na flexibilidade e no melhoramento do desempenho físico, o alongamento ajuda a fortalecer as fibras musculares diminuindo as chances de qualquer lesão, sejam elas nas atividades físicas ou no dia a dia.

Outro fator que pode ajudar a diminuir muito as chances de lesões ou qualquer dor muscular, são as meias de compressão e os canelitos de compressão.

Conheça todas as opções de meias de compressão e canelitos da Sigvaris.
Conheça todas as opções de meias de compressão e canelitos da Sigvaris.

No site da Sigvaris você encontra uma grande variedade de produtos, para as mais diversas ocasiões. Confira todas e adquira a opções que melhor se encaixam nas suas necessidades, como: Meia de compressão UP 17, Meia de compressão UP25, canelito de compressão UP 17, canelito de compressão UP 25, meia cano curto UP Foot e muito mais. 

Deixar um comentário