AGACHAMENTO: COMO FAZER, TIPOS E BENEFÍCIOS
O agachamento, ou squat em inglês, é um exercício completo. Provavelmente, se você já frequentou uma academia já deve ter visto alguém fazendo durante os treinos, certo? Os exercícios de agachamento são completos, pois envolvem músculos, tendões e articulações. Mas, você sabe como realizar o exercício corretamente para obter bons resultados?
Ao decorrer da leitura vamos responder às seguintes perguntas:
– Como fazer agachamento?
– Quais são os tipos de agachamento?
– Quais os benefícios do agachamento?
COMO FAZER AGACHAMENTO?
Sumário
Apesar de parecer simples, o exercício de agachamento se for feito da maneira incorreta, pode ser perigoso para os joelhos e a coluna, não ativa os músculos com uma boa intensidade, sobrecarrega os ligamentos e articulações e pode aumentar o risco de (ou causar) lesões. Por ser versátil e eficiente, quando se faz o agachamento correto você pode ganhar excelentes benefícios para sua saúde.
Há duas opções de exercícios de agachamento: agachamento livre, onde você usa apenas o seu próprio peso corporal, ou o agachamento com halteres (agachamento com pesos), nesse você pode adicionar pesos para criar maior resistência.
Para se preparar para o exercício, você deve agachar e posicionar os seus pés paralelos ou ligeiramente para fora. Escolha o que for mais cômodo para você. Contraia o abdômen e sempre olhe para frente, mantendo as costas ereta.
Após se posicionar corretamente, comece o movimento – que consiste na flexão e na extensão dos joelhos e quadril, como se fosse realizar o movimento de sentar e levantar, partindo de uma posição vertical do corpo.
Em relação a quantidade, para iniciantes é aconselhado fazer de 3 a 4 séries com 12 repetições, começando sem peso e depois ir acrescentando, segurando em halteres ou barra. É recomendado que os agachamentos sejam feitos 3 vezes por semana e em dias intercalados para que os músculos possam descansar. Mas, procure um médico antes de começar a praticar qualquer exercício, e caso sinta desconfortos durante a prática, interrompa.
Lembre-se sempre: mais importante do que fazer exercícios de agachamento, é fazer o movimento de forma correta. Portanto, siga esses passos.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE AGACHAMENTO?
Além dos exercícios de agachamento tradicionais mencionados acima, existem outras variações do movimento que ajudam a trabalhar áreas específicas do corpo. Conheça outras 10 variações de agachamento:
- Agachamento Sumô
-
Agachamento Búlgaro
-
Agachamento Afundo
-
Agachamento Frontal
-
Agachamento Unilateral
-
Agachamento Isométrico
-
Agachamento com Bola
-
Agachamento Terra
-
Agachamento com Salto
-
Agachamento no Smith
Antes de praticar qualquer um desses tipos de agachamento, procure fazer uma avaliação com um profissional de educação física, assim ele adicionará a versão que atenda melhor seus objetivos no treino e você terá melhores resultados. Não esqueça: se executar de forma errada a técnica do agachamento pode ocasionar diferentes tipos de lesões.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO AGACHAMENTO?
Apesar de muitas vezes ser considerado apenas como um exercício para fortalecimento das pernas e glúteos, os exercícios de agachamento trabalham outros músculos também:
- Promove o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas;
- Melhora o condicionamento físico;
- Ajuda na perda de peso, tendo grande gasto de calorias;
- Melhora a realização de tarefas do dia a dia;
- Aprimora a mobilidade da parte inferior do corpo;
- Melhora a flexibilidade e o equilíbrio;
- Ajuda a criar suporte para manter ossos e articulações intactos;
- Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
- Ajuda a manter uma boa postura.
Não custa enfatizar. Apesar de ser um exercício que deve ser introduzido na rotina de treinos e tem inúmeros benefícios, o exercício de agachamento deve ser feito com cuidado para evitar lesões. Se você estiver iniciando a realização de exercícios, tente começar o agachamento na parede encostado em uma bola de pilates, ou se preferir, treine sentando e levantando de um banco, assim é possível ter maior percepção do movimento.
Importante: todo movimento que tenha a intervenção das suas pernas, seja em casa ou na academia, o ideal é que se utilize as meias de compressão Sigvaris para conter a vibração dos músculos da panturrilha. Pois, a meia de compressão facilita a circulação sanguínea durante os exercícios de agachamento, reduzindo a fadiga e proporcionando treinos mais longos. Confira os modelos de meia de compressão para esportes na loja oficial da SIGVARIS GROUP.
A prática é amiga da perfeição, por isso, treine e aperfeiçoe os movimentos. Você só tende a ganhar e a sensação de obter todos esses incríveis benefícios do agachamento é recompensadora, além de aumentar a sua autoestima significativamente. Bom treino!
Para mais dicas, continue acompanhando o Blog Sigvaris.