Imagem de um casal praticando corrida de rua

Corrida de rua vs esteira: conheça as diferenças entre os treinos e descubra o melhor para você

Descubra as diferenças entre essas duas modalidades de corrida e aprenda como adaptar o seu treino para obter os melhores resultados.

Correr na esteira ou na rua? Se você ama esse esporte, ou está pensando em começar a praticá-lo, já deve ter se pegado pensando nisso. Felizmente, você não precisa escolher entre um ou outro: é possível correr na rua e na esteira. Porém, existem diferenças fundamentais entre os dois tipos de exercício – e cada um é indicado em uma ocasião.

Correr na esteira: vantagens e desvantagens

Se você é corredor iniciante, mesmo que seu foco esteja em corrida de rua, é fundamental lançar mão deste recurso. “Correndo na esteira, é possível ter maior controle de velocidade, passada, técnica e padrão de corrida. A biomecânica para o aprendizado é mais fácil na esteira. Assim, o indivíduo consegue melhorar seu padrão motor”, diz André Trombini, educador físico da academia Bodytech Iguatemi São Paulo.

Mesmo corredores experientes podem tirar vantagem da esteira. Exercitar-se neste aparelho permite que você poupe mais energia, já que você não precisará “lutar” contra a força do vento, nem lidar com terrenos acidentados. “Ela é ótima para melhorar a performance, já que permite fazer treinos variados, com inclinações, declinações, controle de velocidade, intervalado etc.”, defende Trombini.

Outra vantagem está na praticidade: faça chuva ou sol, você poderá bater cartão no treino, independente das intempéries. Suou? Basta tomar uma ducha na academia e depois ir direto para o trabalho.

Apesar dessas vantagens, correr na esteira não oferece alguns itens primordiais para quem deseja correr na rua.

Correr na rua: vantagens e desvantagens

Apesar de prática, a esteira não consegue simular as condições que a rua oferece a quem decide correr por ela. Não é à toa que as pessoas são picadas pelo “bichinho da corrida de rua”: o ar livre, puro, novas paisagens e até amizades são itens que apenas a corrida de rua oferece.

Se o objetivo for emagrecer, saiba que correr na rua gasta mais calorias. “O indivíduo acabará trabalhando mais equilíbrio, tendo que trabalhar com diversos terrenos e lidar com a resistência do vento, o que acaba elevando o gasto calórico”, explica. Assim, para deixar o treino mais interessante e com mais resultados, vale sempre trocar de terreno – grama, cimento, concreto, terra… vale tudo, desde que você preste atenção para não sofrer nenhum acidente.

Além disso, de acordo com Trombini, existem estudos que mostram que pessoas que correm apenas na esteira têm maior tendência a abandonar o esporte.

 

Treino de corrida na esteira: é possível?

Não apenas possível como indicado. Nestes casos, Trombini recomenda combinar treinos de curta e longa duração com HIITs (treinos intervalados de alta intensidade). “Apenas lembre-se que, quem quer correr na rua, tem que treinar nela ao menos uma vez por semana. Quando você corre neste ambiente, acaba se adaptando mais aos terrenos desnivelados, buracos e carros, que fazem parte da rotina do corredor de rua”, finaliza.

Quer mais dicas para deixar sua corrida ainda mais poderosa? Siga nossos posts aqui no blog! Aproveite e passe na nossa loja online para checar meias de compressão ideias para corredores amadores e profissionais.

Deixar um comentário