Exercícios de flexibilidade e os seus benefícios
Para iniciar um hábito saudável você deve ter certos cuidados para evitar possíveis lesões. Exercícios de flexibilidade são tipos de alongamentos que ajudam a aumentar a amplitude do movimento para tornar os exercícios ainda mais eficientes, além de trazer diversos benefícios para a saúde física.
Agora vamos saber mais sobre exercícios de flexibilidade, seus benefícios e os principais tipos. Para se manter atualizado, continue lendo o blog da Sigvaris.
O que são exercícios de flexibilidade?
Sumário
- 1 O que são exercícios de flexibilidade?
- 2 Quais são os benefícios dos exercícios de flexibilidade?
- 3 Conheça os principais exercícios de flexibilidade
- 4 Faça o uso das meias de compressão
- 5 MEIAS DE COMPRESSÃO PARA CORRIDA
- 6 SAIBA COMO ALIVIAR DORES E FADIGAS PÓS TREINO
- 7 Músicas para treinar: Saiba como a música pode ajudar no seu desempenho
Para falar sobre o que são os exercícios de flexibilidade, primeiro vamos entender o seu significado. A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos de forma passiva ou ativa com a maior amplitude de movimentos possível.
Os exercícios de flexibilidade, portanto, consistem em alongamentos do corpo visando aumentar o comprimento muscular e prepará-los para o exercício, ajudando a melhorar o desempenho nas atividades físicas e reduzir possíveis lesões esportivas.
Quais são os benefícios dos exercícios de flexibilidade?
Alguns benefícios de incluir exercícios de flexibilidade na sua rotina, são:
-
- Reduz o risco de lesões esportivas: como já citado, os exercícios de flexibilidade possuem em suas técnicas utilizadas ações que ajudam a aumentar a extensão do tecido muscular conjuntivo. Quanto mais alongado o músculo estiver, melhor será para executar qualquer movimento. Contudo, é possível reduzir os riscos de possíveis lesões esportivas, principalmente, durante a realização de treinos mais intensos;
- Melhora a postura e o equilíbrio: o encurtamento muscular ocorre durante nossas rotinas normais de exercícios e pode levar à instabilidade postural. Os exercícios de flexibilidade ajudam a corrigir esse encurtamento colocando os músculos no lugar, ajudando a melhorar a postura;
- Melhora a flexibilidade: alguns esportes exigem que o corpo seja muito flexível, como ginástica, luta livre, natação, vôlei e futebol. Os exercícios de flexibilidade, como o nome sugere, ajudam a aumentar o alongamento muscular e melhorar a amplitude de movimentos. Além disso, para o aumento da flexibilidade também é importante para evitar a dor pós-exercício;
- Melhora o desempenho físico: obter uma melhor amplitude dos movimentos pode contribuir diretamente para uma melhora no desempenho físico.
Conheça os principais exercícios de flexibilidade
Conheça os principais exercícios de flexibilidade e que são indispensáveis a execução antes ou após as suas atividades físicas, como:
- Alongamento de peitoral: considerado um exercício de flexibilidade por visar proporcionar uma maior amplitude de movimentos para os seus braços. Por tanto, Para execução deste exercício é preciso projetar um dos braços para trás com ajuda de um apoio, por exemplo a parede, se manter nessa mesma posição por 20 a 30 segundos. Repita o movimento em ambos os lados.
- Alongamento do tríceps: ainda proporcionando uma maior amplitude de movimento para os braços, o alongamento do tríceps também é uma ótima escolha quando deseja trabalhar essa região. Por tanto, para execução basta dobrar um braço atrás da cabeça e colocar a mão atrás de você. Empurre para baixo o braço dobrado com a outra mão. Fique nesta posição de 20 a 30 segundos e repita com o outro braço.
- Alongamento de quadríceps: Este tipo de exercício de flexibilidade é ótimo para quem quer trabalhar os membros inferiores. Para executar, simplesmente levante-se, coloque os pés atrás das nádegas e segure-os no lugar com as mãos. Fique nesta posição por 20 ou 30 segundos e repita com a outra perna.
- Alongamento de posteriores de coxa: Este exercício de flexibilidade é perfeito após a atividade dos membros inferiores. Para realizá-lo, mantenha as pernas retas e estenda as mãos em direção aos dedos dos pés sem dobrar as pernas. Mantenha a postura por 20 a 30 segundos.
- Alongamento de adutores: ele também se concentra em aumentar a amplitude de movimentos nos membros inferiores. Para realizá-lo, simplesmente sente-se, abra as pernas na abrangência máxima e projete o tronco para a frente. Fique nesta posição por 20 ou 30 segundos.
Faça o uso das meias de compressão
Assim como os exercícios de flexibilidade, as meias de compressão esportivas são ótimas para ajudar a ter uma rápida recuperação muscular após atividades de alta intensidade.
Acesse o site da SIGVARIS GROUP e conheça todas as opções, como meia de compressão para viagem TRAVENO, meia de compressão Hobby Modeladora, meia de compressão Hobby para o dia a dia e muito mais. Confira!