Conheça todas as lesões no esporte e como você pode evitá-las.

Lesões no esporte: causas e dicas de prevenção

Seja durante os treinos ou nas competições, pessoas que possuem o hábito de praticar exercícios físicos estão sujeitas a diversos tipos de lesões, em diferentes partes do corpo. Os riscos dessas lesões no esporte acontecerem podem ser ainda maiores quando a pessoa que pratica as atividades não possui acompanhamento de perto de um profissional, sejam eles os personal trainers ou até mesmo um médico direcionado para área do esporte.

Os motivos para o surgimento de lesões no esporte podem ser os mais diversos, entre eles está a forma inadequada de executar os exercícios. Se você quer entender melhor o que pode causar essas lesões, como evitar e quais são as principais. Basta continuar a leitura do Blog Sigvaris, que vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto!

Entenda a importância do acompanhamento de um profissional para prevenir as lesões no esporte.
Entenda a importância do acompanhamento de um profissional para prevenir as lesões no esporte.

O que pode causar lesões no esporte?

Como citado, as participações em atividades sempre trazem risco de lesões. Um dos principais motivos para o surgimento dessas lesões no esporte é a forma inadequada de executar os exercícios. Quando submetemos os nossos músculos, ligamentos e tendões a esforços superiores à sua força intrínseca, também colaboramos para o aparecimento de lesões em nosso corpo. 

Por isso, a importância de ter um profissional para orientações tanto durante, quanto após a prática esportiva. Assim será possível termos todas as preparações necessárias para qualquer atividade física e até mesmo prevenir o famoso “overtraining”. Além disso, outros motivos que também podem estar associados às possíveis lesões no esporte, é a fraqueza muscular nos tendões e ligamentos. 

Quais são as principais lesões que acontecem no esporte?

As principais lesões que podem ser causadas nos praticantes de atividades físicas, são:

    • Entorse: esse é um tipo de lesão muito comum no meio esportivo. Ela é provocada por um excesso de movimentações bruscas ou por, simplesmente, fazer movimentos em que a pessoa não está habilitada a fazer. Os principais órgãos que são mais afetados com esse tipo de lesão são os tornozelos e joelhos.
  • Contusão: essa lesão é ocasionada por resultado de fortes impactos em qualquer parte do corpo. A contusão acontece nos tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares. Esse tipo de lesão é muito comum em esportes que podem conter muitas quedas, como o futebol e basquete.
    • Cãibra: é quando há uma contração muscular involuntária quando é feita uma atividade física muito intensa.
  • Luxação: ocorre quando há uma força violenta que atua direta ou indiretamente em alguma articulação. Por conta dessa força, o osso afetado vai para uma posição anormal, causando dores e inchaços.
  • Fratura por estresse: essa lesão é ocasionada por conta de uma utilização excessiva do osso, que, não suportando a pressão aplicada sobre ele, sofre uma fissura. Esse tipo de lesão é muito comum acontecer em partes do corpo, como pernas e os pés. Outras questões que também podem colaborar para o aparecimento desse tipo de lesão são a intensidade dos treinos, fraqueza muscular, variáveis genéticas e alterações hormonais.
    • Distensão muscular e estiramento: ambas as lesões ocorrem devido ao alongamento excessivo do músculo, porém, em locais diferentes. Por exemplo, enquanto o estiramento acomete mais nas fibras musculares, as distensões podem ser definidas na junção do músculo- tendínea ou nos tendões. Essas lesões possuem classificações, como ruptura do tecido, ruptura parcial ou completa.
  • Tendinite: é uma inflamação que ocorre na tensão em consequência de repetição excessiva de movimentos.
  • Bursite: assim como a tendinite, ela também é uma inflamação. Porém ela ocorre em uma bolsa sinovial, que tem como a sua principal função evitar o atrito entre duas estruturas, como tendões e osso ou tendões e músculos.
  • Lombalgia: é um conjunto de manifestações dolorosas que ocorrem na região da lombar. Esse tipo de lesão pode acontecer ao fazer o levantamento de pesos de forma incorreta.

Como prevenir lesões no esporte?

Para evitar o aparecimento dessas lesões no esporte, é muito importante seguir algumas recomendações. A mais importante entre elas é que, ao começar a praticar qualquer tipo de atividade física, é muito bom ter um acompanhamento de um educador físico ou de um médico para entender se não há nada que possa ser levado em consideração ao colocar em prática alguns tipos de movimentos. Sem contar que, é necessário sempre respeitar o limite do seu corpo e observar como ele tem respondido após cada movimento feito durante os exercícios.

Além disso, é de suma importância manter o corpo sempre hidratado, tanto durante as atividades, quanto após. Quando você faz a ingestão da água durante o treino você repõe os sais minerais, acarretando para um melhor desempenho e resultado. Outro fator importante e que não deve ser esquecido, é o aquecimento dos músculos, tendões e ligamentos antes de realizar qualquer tipo de esforço.

Saiba como meia de compressão ou canelito de compressão podem te ajudar

A compressão graduada exercida do tornozelo até a parte superior da panturrilha, tanto das meias de compressão, quanto dos canelitos de compressão, atua diretamente como um músculo extra na sua perna. Com isso, elas comprimem suavemente as paredes das veias, acelerando o fluxo sanguíneo, melhorando o desempenho físico e reduzindo as dores musculares. Além disso, a compressão proporcionada por esse produtos também ajudam em uma recuperação mais rápida dos músculos, diminuindo as chances dos surgimentos de lesões.

Conheça a Linha UP da Sigvaris que possui meias de compressão e canelitos de compressão.
Conheça a Linha UP da Sigvaris que possui meias de compressão e canelitos de compressão.

 

Na SIGVARIS GROUP você encontra a LINHA UP, um produto totalmente dedicado aos esportes. Acesse o site e confira todas as opções disponíveis de meia de compressão ou canelito de compressão e garanta já a sua!

Deixar um comentário