COMO ALIVIAR DOR NA PANTURRILHA?

A dor na panturrilha, também conhecida popularmente como “batata da perna”, é um sintoma comum que pode surgir em qualquer idade e momento da vida. Diversos fatores podem acarretar a dor na panturrilha, entre eles encontram-se a atividade física intensa, por exemplo, durante ou após uma corrida, devido a esse ser o músculo mais usado ao correr. 

A dor na panturrilha causada por esforços repetitivos e físicos tende a diminuir após o momento de atividade, portanto, nesses casos, pode ser tratada em casa. Basta adotar algumas medidas simples que podem auxiliar no alívio da dor. 

Uma compressa de gelo pode ser a sua aliada em momentos de dor na panturrilha. O gelo é conhecido como um anti inflamatório natural, por isso, é indicado para amenizar inflamações, dores, incômodos e até inchaços. Como a dor na panturrilha pode ser um trauma local e momentâneo, o gelo agirá como um analgésico. Mas, não deixe o gelo por mais de um minuto no mesmo lugar para não causar queimaduras. 

Outra forma de proporcionar alívio é realizando uma massagem no músculo. Esta opção pode ajudar a combater dores após praticar atividades físicas. Em alguns casos, a massagem consegue eliminar os pontos de tensão que estão causando a dor. Além disso, auxilia no relaxamento muscular, pois, os movimentos acionam a circulação sanguínea, elevando a oxigenação dos tecidos e, assim, produz o efeito analgésico. Além de ajudar em uma recuperação mais rápida.

Elevar as pernas também pode colaborar para o alívio da dor e do inchaço nas panturrilhas, pois a elevação coopera com o sangue a retornar ao coração e ocasionando o sentimento de melhora. Durante aproximadamente 20 minutos coloque eleve suas pernas com almofadas ou banquinhos e sinta-se mais leve. 

Entenda como aliviar dor na panturrilha

AS MEIAS DE COMPRESSÃO PODEM AUXILIAR NO ALÍVIO DAS DORES?

A meia de compressão é uma das primeiras estratégias a ser usada em casos de dor na panturrilha. Devido a pressão, as meias aliviam a dor e ajudam o sangue a voltar dos pés para o coração. Este processo impede que as veias dilatem e evita o surgimento de novos processos inflamatórios. Por favorecer o regresso sanguíneo ao coração, você consegue atingir o alívio da dor e do cansaço. 

 

A meia Sigvaris Hobby, por exemplo, foi desenvolvida não apenas para otimizar o desempenho e performance nos treinos, mas também para você que deseja promover a sua saúde e bem estar nas tarefas do dia a dia, nos momentos de lazer e até mesmo nas atividades físicas. A meia Hobby é perfeita para inibir dor, cansaço e inchaço nas panturrilhas, pés e tornozelos. Possui calcanhar e pés anatômico para maior conforto, conta com adaptação climática que proporciona uma melhor sensação térmica durante o uso e em todas as estações do ano, além de proteção bacteriostática que inibe o crescimento de bactérias na meia e protegendo contra o mau odor.

Entenda como aliviar dor na panturrilha

 

O QUE CAUSA A DOR NAS PANTURRILHAS?

São diversos os fatores que provocam dor na panturrilha. Como citado anteriormente, as atividades físicas intensas são um dos motivos que causam este sintoma. No entanto, há outras questões que influenciam tal ocorrência. É importante ficar atento à intensidade e frequência da dor, pois têm quadros que recomenda-se a procura de um médico

A dor na panturrilha pode ser ocasionada por cãibras, quando os músculos se contraem repentinamente. Isso ocorre durante novos exercícios, quando o corpo está desidratado ou se tiver falta de alguns minerais. Porém, as cãibras normalmente somem rapidamente. 

Caso você use demais os músculos da panturrilha ou não os utiliza adequadamente, pode desenvolver uma distensão na panturrilha, tendinite de Aquiles, problemas circulatório, como trombose venosa, claudicação intermitente, entre outros. É importante ressaltar que todos esses fatores citados anteriormente é indicado o acompanhamento médico para um tratamento apropriado. 

Fazer alongamento antes e depois de exercícios ajuda a aliviar a dor

COMO EVITAR AS DORES NA PANTURRILHA? 

Existem alguns hábitos que podem ser adotados antes e depois de treinos, das atividades cotidianas e até mesmo em momentos de lazer que ajudam você a não sentir ou, pelo menos, amenizar a intensidade da dor nas panturrilhas. 

  • Faça alongamento antes e depois dos exercícios físicos: antes de iniciar uma série de exercícios, o seu corpo se encontra em um estado de repouso e relaxamento. Por isso, é necessário fazer com que o sangue flua com mais liberdade, além de ser importante preparar os músculos para o esforço que virá. Fazer um aquecimento se faz necessário para prevenir dores e desconfortos após os exercícios.
  • Beba bastante água:  a ingestão de água é importante para as funções renais do corpo trabalharem de modo adequado. Este processo permite a diminuição da retenção de líquido e o aumento da hidratação das fibras musculares, aliviando as dores e o inchaço das panturrilhas.
  • Alimente-se bem: para que as fibras que ocasionam a dor se reconstruírem saudavelmente, elas necessitam de proteínas. Portanto, ingerir alimentos ricos em proteína e potássio auxilia na diminuição de dores musculares na região das pernas.   
  • Use meias de compressão: as meias de compressão são indicadas para reduzir a sensação de peso nas pernas. Elas são recomendadas para usar durante e após os exercícios, para as tarefas do dia a dia e seus momentos de lazer. Elas estimulam a circulação sanguínea, porque comprimem os vasos sanguíneos, fazendo com que a sensação de peso e as dores nas pernas sejam amenizadas.

Deixar um comentário