Onde correr em São Paulo: descubra os melhores lugares na cidade para treinar
Confira quais são os principais parques da cidade de São Paulo voltados para a prática de esportes e atividades físicas.
Quem ama corrida de rua sabe que nada substitui um bom local na hora da prática. Neste sentido, os habitantes de São Paulo não podem reclamar. Se é o seu caso, listamos onde correr em SP. A lista está dividida por regiões.
Onde correr na Zona Leste
Sumário
- 1 Onde correr na Zona Leste
- 2 Onde correr na Zona Oeste
- 3 Onde correr na Zona Norte
- 4 Onde correr na Zona Sul
- 5 Onde correr no centro de São Paulo
- 6 TROMBOSE IMPEDE ATLETA DE ESTREAR NOS 42 KM
- 7 Exercícios de flexibilidade e os seus benefícios
- 8 MEIA DE COMPRESSÃO OU CANELITO: PARA QUE SERVE E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
CERET
Canuto de Abreu, s/ nº – Tatuapé
São 268 mil metros quadrados voltados apenas para práticas esportivas. Conte com duas pistas para correr, uma de 750 m e outra de 1,5 km, todas com banheiros e bebedouros para tornar a corrida mais cômoda. Tanta praticidade faz do Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador uma ótima pedida para todos, de iniciantes a avançados. Quer se desafiar? Experimente a pista de atletismo.
Parque do Carmo
Av. Afonso de S. e Sousa, 951 – Parque do Carmo
Sua pista combina asfalto e terra batida – com subidas e descidas – em um delicioso desafio para corredores avançados que desejam esquecer um pouco da cidade grande graças à mata fechada em alguns trechos. Quem deseja algo mais leve pode seguir pela parte central do parque, que contorna o grande lago.
Onde correr na Zona Oeste
USP
Av. Escola Politécnica, s/ nº – Butantã
Árvores, muitas árvores, recebem os iniciantes que percorrem as pistas da Universidade de São Paulo. A Cidade Universitária é maior que o Parque Ibirapuera e oferece diversas vias para sua corrida. Se quiser um caminho plano e com sombra, vá pela Avenida Prof. Mello Morais, pela calçada ou canteiro central. Se preferir ficar longe dos carros, corra pela Praça do Relógio Para corridas noturnas, por segurança, prefira ir acompanhado.
Parque Villa-Lobos
Av. Professor F. Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros
Convidativo para iniciantes, oferece diversos caminhos. Você pode contornar o parque e encarar os 4km do percurso ou costurar por dentro, passando pelas quadras e áreas para piquenique. Nos dias quentes, aproveite bebedouros e totens com água gelada.
Onde correr na Zona Norte
Horto Florestal
Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Abriga tanto verde que mal parece São Paulo. Os 1,66km são ótimos para iniciantes, especialmente a parte central, que é mais plana. Mas nada impede que você aumente o nível de dificuldade: basta escolher caminhos com terrenos com mais desníveis. Bateu calor? Aproveite as sombras e bicas de água potável.
Avenida Engenheiro Caetano Álvares
Av. Eng. Caetano Álvares, do número 3.013 ao 5.903 – Casa Verde
Como todo trecho puramente urbano, possui imperfeições no terreno e diversos cruzamentos (alguns sem semáforos), o que pede cuidado redobrado. No entanto, o caminho – da Av. Voluntários da Pátria à R. Orense – traz uma pista de cimento cheia de árvores no canteiro central. Se bater fome, pare em uma lanchonete para comer um açaí geladinho.
Onde correr na Zona Sul
Parque Burle Marx
Av. D. Helena P. de Moraes, 200 – Parque do Morumbi
As palmeiras-imperiais, mata fechada e um lindo espelho d’água enfeitam a vista de quem corre por lá. O chão de terra em quase metade do percurso é um ótimo desafio – apenas tome cuidado em dias chuvosos, já que o terreno fica enlameado.
Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº – Vila Mariana
O parque queridinho de SP não poderia ficar de fora dessa lista. Com terreno plano e grande área verde, essa é uma ótima opção para corredores iniciantes. Nos dias quentes, o Parque Ibirapuera é um alívio – o percurso conta com bebedouros, vendedores de água de coco e muita sombra. Aproveite, também, o amplo horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 5h às 24h.
Onde correr no centro de São Paulo
Avenida Paulista
Av. Paulista – Cerqueira César
Na avenida que mais representa o espírito paulistano, corredores dividem espaço com bicicletas, pedestres, carros, skatistas e ambulantes – exceto aos domingos, quando a pista fica fechada para veículos. Caso opte por esse percurso, prepare-se para enfrentar aglomerações e falta de sombra.
Parque Buenos Aires
Av. Angélica, 1.500 – Higienópolis
Você é um corredor avançado? O local é pequeno (são apenas 380m de pista), mas desafiador: o percurso é repleto de subidas e descidas. Porém, os percalços acabam sendo recompensados pela abundância de árvores, sombras e intervenções artísticas. Para iniciantes, pode ser melhor correr pelo entorno do parque. Apenas tome cuidado com a calçada danificada.
Para turbinar sua corrida, acompanhe nossas dicas aqui no blog. Aproveite e confira nossa loja online para encontrar as melhores meias de compressão para sua corrida!