CORREDOR SÓ VÊ BENEFÍCIOS EM MEIAS DE COMPRESSÃO
Veja como um publicitário paulistano se transformou em maratonista e fiel defensor do acessório durante treinos e provas
Há quase cinco anos, Felipe Araújo trabalhava em uma agência de publicidade que ganhou um novo cliente, fabricante de produtos de compressão graduada, com larga experiência em meias medicinais, a suíça Sigvaris. A intenção da empresa era mergulhar no mundo esportivo com meias de compressão para corredores.
O publicitário recebia toda a explicação técnica sobre os produtos. “Quando entendi os benefícios da marca, decidi experimentar para ver se realmente o que me diziam era perceptível e para poder falar com mais propriedade sobre as meias”, lembra Felipe.
Alguns meses depois, ele se desligou da agência e mudou para a Islândia. Suas meias e canelitos de compressão graduada estavam na mala e tornaram-se companheiros inseparáveis de treinos longos, de provas e também dos momentos pós-treino. “Participava de provas desde 2010, mas o que realmente acho bacana é maratona. Gosto do processo de treinamento.”
Maratonas na Europa
Sumário
Já que estava vivendo em solo europeu, Felipe direcionou seus treinos para maratonas em países do velho continente. “Já corri duas em Dublin, uma em Amsterdam, uma na ilha de Chipre e a próxima será a Maratona de Roma, em abril. Estou super ansioso!”, diz o maratonista. Adorou a experiência que teve em Amsterdam – a largada e a chegada da maratona acontecem dentro de um estádio olímpico construído no início do século 20. Muitos brasileiros participam da prova.
A maratona da ilha de Chipre não está no radar de brasileiros, mas Felipe também achou a prova fantástica. É um privilégio correr durante todo o percurso às margens do Mediterrâneo, com um cenário que lembra muito as ilhas gregas.
Os benefícios do treinamento com meia de compressão
Apesar de viver em Dublin, seu técnico continua sendo um brasileiro, que se especializou em preparar ultramaratonistas mundo afora. Em sua rotina de corredor, exercita-se no mínimo três vezes por semana, revezando o uso das meias com os canelitos de compressão graduada, mas sempre em treinos longos e provas. Depois deles, em casa, Felipe também veste o acessório por algumas horas. Os benefícios que sente na pele:
- Durante os treinos, percebe a musculatura mais firme.
- Acha que suas pernas rendem mais. Não nota aquela fadiga muscular na panturrilha após um longão.
- As eventuais dores que aparecem no pós-treino são muito menores e duram menos tempo.
- Entre um dia de exercício e outro, usar meia de compressão no pós-treino é sinônimo de uma recuperação mais rápida e eficiente.
- Como vive num país frio, a meia ajuda a aquecer a musculatura e protege das rajadas de vento gelado.
Se quiser saber mais sobre recuperação muscular pós-treino e a melhor alimentação para esse período, leia as dicas nutricionais neste post (POST 1).
E confira aqui os modelos de meias Sigvaris UP17, com grau de compressão entre 15 e 20 mmHg, e Sigvaris UP25, com grau de compressão entre 20 e 30 mmHg. A UP17 é recomendada para o período de recuperação pós-treino, enquanto a UP25 é uma ótima parceira de treinos longos e intensos.